RJ: Garotinho desiste de recurso e abre brecha para vitória de Ruas no 1º turno

O candidato Anthony Garotinho (Republicanos) desistiu nesta segunda-feira, 5, de recorrer contra a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que indeferiu seu registro de candidatura ao governo do Rio de Janeiro. A medida abre caminho para uma eventual vitória de Douglas Ruas (PL) em primeiro turno.

“O recorrente [Garotinho] apresenta, nesta oportunidade, o termo anexo, por meio do qual manifesta sua desistência, de forma livre, expressa, consciente e irretratável, do Recurso Ordinário Eleitoral interposto nos autos do processo de registro de candidatura n. 0602359-26.2026.6.19.0000”, afirmam seus advogados.

“A manifestação apresentada é voluntária, consciente e desprovida de qualquer vício de vontade, razão pela qual deve ser regularmente recebida e homologada”, informa a defesa do candidato derrotado.

O termo de desistência foi encaminhado ao ministro Floriano de Azevedo Marques, do TSE, que determinou na nesta sexta-feira, 2, que os votos em Garotinho deveriam ser considerados nulos.

A palavra final cabe agora ao ministro do TSE. A tendência é a de que, passada a eleição, com a derrota de Garotinho e os votos anulados, o processo perca objeto. A palavra final abre caminho para uma reviravolta na eleição do Rio de Janeiro e a possível declaração de vitória de Ruas.

Douglas Ruas terminou o primeiro turno na frente, com 4.271.199 votos e 49,27%. Eduardo Paes (PSD) obteve 3.706.984 dos votos válidos, o equivalente a 42,76%.

A decisão de Floriano revertia uma liminar dada pelo próprio TSE, autorizando que o ex-governador participasse da campanha eleitoral e tivesse acesso ao Fundo Partidário.

A decisão do ministro previa que Garotinho aparecesse na urna neste domingo (4), mas os votos dados a ele não seriam validados. A ordem impedia acesso ao Fundo Partidário e ao uso de horário eleitoral gratuito dois dias antes da eleição.

*Com informações da CNN Brasil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.