Sergipe alcançou o primeiro lugar no ranking nacional de candidaturas femininas para as Eleições 2026. O estado registrou 38,97% de mulheres disputando o pleito deste ano, ultrapassando os índices das demais unidades da federação. De acordo com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das 408 candidaturas protocoladas em Sergipe, 159 pertencem a mulheres, enquanto as masculinas somam 249 (61,03%).
A proporção indica que o eleitorado sergipano terá cerca de seis candidatas para cada dez homens na disputa aos cargos de governador, vice-governador, senador (e suplentes), deputado federal e deputado estadual.
Apesar do avanço nos índices de registro, analistas ponderam que a quantidade de nomes colocados nas urnas não garante automaticamente a ocupação dos cargos. O principal desafio da representatividade continua sendo a distribuição proporcional dos fundos partidários e do tempo de propaganda eleitoral, fatores essenciais para viabilizar as campanhas e transformar os registros em mandatos efetivos no Executivo e no Legislativo.
Consulta pública
Os dados sobre o perfil dos candidatos, as propostas de governo e o andamento dos pedidos de registro estão disponíveis para consulta pública no sistema DivulgaCandContas, mantido pela Justiça Eleitoral para acompanhamento do pleito.








