“Inferno astral” para Edvaldo, “lua nova” para Fábio Mitidieri e André Moura

Como diz o poeta cancioneiro: “A vida é para quem sabe viver, procure aprender a arte. Pra quando apanhar não se abater, ganhar e perder faz parte”. Na sua sabedoria popular, o povo sempre lembra que “a vida é feito roda gigante”.

As duas trazem boas lições para os protagonistas da última semana. Semana que foi de fases políticas diferentes para Edvaldo Nogueira, Fábio Mitidieri e André Moura.

Entre o governador Fábio Mitidieri e o líder André Moura o clima foi de superação, fase de “lua nova”. Ao menos é o que se pode avaliar pelas movimentações políticas dos dois últimos dias.

Não é possível atestar se todas as barreiras foram transpostas, isso só o tempo para nos responder. O que de fato importa são as consequências da reaproximação de FM e AM.

A Domingueira colocará eles para falarem. A transcrição poderia não ser fiel ao clima do momento. Melhor então é assistir aos discursos. André Moura referendou que Fábio faz governo com “sensibilidade”, ouvindo o povo e, por isso, tem aprovação popular.

Como dizem por aí que “sempre haverá sinais”, Yandra e André lembraram “coincidências” da nova fase da aliança política, com fatos marcantes do passado e auxílio, até, da numerologia.

Ter boa memória faz bem, recordemos, portanto, que os últimos meses foram marcados por um clima de acirramento entre André e Fábio. 

Não chegou ao ponto de uma divisão, mas “recados” foram dados. Em Canindé, edição do “Verão Sergipe”, André fez questão de não ir ao camarote do governador. 

Sealba Show, em Itabaiana, Fábio circulou com sua comitiva para um lado. Aliados de André e Valmir de Francisquinho viabilizaram o “encontro natural” entre os dois, o que deu o que falar.

A retomada do diálogo na última segunda-feira, com uma reunião e a unificação das agendas na sexta-feira e no sábado, não poderia vir sem frases enigmáticas de ambos.

Fábio Mitidieri e André Moura juntos não são imbatíveis. Aliás, cabe destacar que a atual realidade social e política faz com que qualquer poderio político não se torne preponderante para vitórias eleitorais. A sociedade hoje tem outras perspectivas que impactam na decisão do voto.

O agrupamento terá, agora, que cuidar da forma como comunicará a consolidação dessa aliança. A comunicação determinará a percepção da sociedade.

Em paralelo à novidade política envolvendo FM e AM, temos Edvaldo Nogueira iniciando um período de “inferno astral”. O ex-prefeito enfrentará sua terceira CPI. As duas primeiras vieram quando do mandato de 2017 a 2020. Uma atuou sobre as licitações para coleta de lixo e a outra mirou os contratos com os hospitais filantrópicos. Ambas não tiveram maiores consequências políticas. Tanto que Edvaldo se reelege em 2020. Seus desafetos, acham que a história não se repetirá, e acreditam fazer ruir a imagem de “bom gestor” de Edvaldo.

Nesta nova fase de instabilidade, Edvaldo iniciará enfrentando uma CPI que mira o suposto uso indevido de recursos arrecadados com multas de trânsito.

Essa será apenas uma de outras que podem estar por vir. Há um grupo de vereadores que quer várias outras investigações. Estudam minuciosamente o que propor, para não caírem no descrédito. O risco é que “o tiro saia pela culatra” e Edvaldo passe a ser analisado pela população sergipana como vítima de uma perseguição política.

Voltando aos ditos populares que referendam a ciência, “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.

Edvaldo, com seu jeito próprio, acreditando na imagem que tem para com “as queridas amigas aracajuanas” e os “queridos amigos aracajuanos” optou inicialmente pelo silêncio “Há tempo para tudo”.

Como diz o próprio proponente da primeira CPI, o vereador Isac Silveira – que um dia foi aliado de Nogueira -, as investigações podem ser para o ex-gestor mais um “atestado de honestidade”. Será essa a confiança de Edvaldo?

O mundo político e a sociedade estarão atentos para acompanhar o desfecho dessa fase de instabilidade em que vive Edvaldo, e como sempre foi criticado por “não fazer política”, é esperar para perceber, agora, suas habilidades.

NOTAS DA SEMANA

Edvaldo agiu nos bastidores?
Circula a informação de que o ex-prefeito Edvaldo Nogueira tentou agir nos bastidores para evitar a instalação da CPI. Ele teria dialogado por telefone com vereadores e lideranças políticas, no objetivo de convencer aos seus mais próximos de que a comissão tem interesse político e eleitoral. Sua ação teria tido como resultado a retirada de assinaturas dos vereadores do PSD, PSB e Progressistas.

Edvaldo preferiu a prudência
Questionado para a Domingueira, Edvaldo não quis confirmar os contatos e disse que espera a concretização dos fatos. Mostrou tranquilidade e, dentro do seu roteiro de ação, afirmou que vai se pronunciar no tempo certo. Lembrando sempre que “há tempo para tudo”.

Fábio e André
Após a entrevista exclusiva para o Jornal da Fan, na última sexta-feira, Fábio Mitidieri e André Moura viajaram juntos para São Domingos. Ao chegarem à cidade, participaram de uma roda de conversa com representantes de vários setores sociais da localidade. Em seguida, foram visitar os stands das secretarias e serviços públicos ofertados no Sergipe é Aqui. Até chegarem ao dispositivo para os discursos levaram cerca de duas horas.

Fábio e André II
Como foi possível ver em trechos dos discursos acima, os dois tiveram objetivo claro: demonstrar alinhamento e retirar qualquer especulação de possível rompimento. FM e AM. André demonstrou firmeza na defesa de Fábio bom e sensível gestor, e Fábio reforçou o discurso de que André foi até aqui o parlamentar que mais recursos trouxe para Sergipe.

Bastidores do sábado 
O sábado foi marcado pela continuidade da agenda do governador Fábio Mitidieri com André Moura e muitos aliados. A comitiva percorreu municípios do Baixo São Francisco e do Sertão. Em uma de suas falas, o prefeito de Propriá, Luciano de Menininha, disse que Sergipe não pode errar e enalteceu o governador. “Fabio está no caminho certo. Atacando as aflições da população carente que precisa das estradas, das cirurgias. Sou cristão novo nesse palanque, mas sei que estou no palanque certo. Acredito no seu potencial de trabalho, na sua palavra, tem feito por Sergipe o que poucos governadores fizeram”.

Bastidores do sábado II
Em Japoatã, André Moura voltou a rasgar elogios para Fábio Mitidieri. “Onde a gente passa, tem obra e marca de seu governo. Sergipe vive novo momento e a marca disso são as conquistas econômicas, como o Capag A que o governador conseguiu. Quero parabenizar sua equipe por transformar os sonhos dos sergipanos em realidade, faz um governo diferenciado”, disse.

Bastidores do sábado III
Na cidade de Santana do São Francisco, o governador Fábio Mitidieri falou em gratidão e lealdade. “Gratidão se paga com trabalho e Santana de São Francisco pode contar comigo. Tenho um grande amigo e ele é um dos maiores políticos de Sergipe, que é André Moura. André muito me ajudou em 2022. O que disse para Roriz vale para você, conte com meu trabalho e minha gratidão. Tudo isso que estamos fazendo aqui, turismo, artesanato, trabalho, pavimentação, precisamos transformar em oportunidade. O emprego do sergipano tem que ser do sergipano. Temos a maior redução na taxa de desemprego”, argumentou Fábio. O governador prometeu ainda que vai fazer toda a orla de Santana do São Francisco.

Vaga no TCE
Nos bastidores da política, comenta-se que movimentações ocorrerão e uma vaga de conselheiro pode surgir no Tribunal de Contas de Sergipe. A vaga seria proveniente de uma aposentadoria antecipada e já estaria pactuada para a deputada estadual Maisa Mitidieri. Uma fonte citou para a Domingueira que até junho esse fato pode se concretizar.

Luiz cumprimenta Yandra e André
Todos lembram que as eleições de 2024 foram marcadas pelo acirramento entre as candidaturas de Luiz Roberto e Yandra Moura em Aracaju. Durante o evento em São Domingos, o secretário Luiz Roberto, ao iniciar seu discurso, cumprimentou a deputada e o líder André Moura, o gesto foi muito comentado.

Sem reciprocidade
Já André Moura e Yandra Moura não deram reciprocidade em suas falas na cidade de São Domingos. Ambos preferiram cumprimentar o universo de secretários ali presente, em nome de Venâncio Fonseca, secretário de Articulação com os Municípios. Talvez pela relação pessoal, nada de resquícios.

André e Luiz
Já no sábado, em uma das agendas no longo trajeto percorrido, André Moura e Luiz Roberto trocaram palavras. Pelo sorriso da testemunha, o clima deve ter sido bem amistoso. Amanhã, no Jornal da Fan, traremos a imagem do momento do encontro.

Fábio, André e Rogério
Em Santa Rosa do Ermírio, Poço Redondo, um encontro casual que, claro, renderá muitas especulações sobre 2026. O governador Fábio Mitidieri, André Moura e o senador Rogério Carvalho. Todos prestigiando a Festa do Leite, maior evento da bacia leiteira de Sergipe. Os cumprimentos foram rápidos, mas o “carinho” de Fábio com Rogério chamou atenção. Não faltará quem pergunte: será essa a chapa de 2026?

Fábio, André e Rogério II
O governador classificou o encontro como “muita coincidência”. O universo de aliados políticos e empreendedores que testemunharam o encontro ficou animado e incentivou a aproximação de diálogo entre os três. Com esse fato, relembraremos no Jornal da Fan desta segunda-feira uma declaração do senador Rogério Carvalho.

Sérgio será o padrinho
De um seguidor chega a seguinte provocação: “caso Fábio Mitidieri e Rogério Carvalho venham a se reaproximar, Sérgio Reis deve ser chamado de padrinho”. O provocador, que não quer se identificar, lembra que recentemente Sérgio, que é do PSD, declarou apoio a Rogério e articulou dias depois a ampliação do apoio na região Sul e Centro-Sul, com adesão de outros prefeitos das regiões.

Marcio atuou bem
O ministro Márcio Macedo, batizado de “embaixador de Sergipe em Brasília”, pelo governador Fábio Mitidieri, atuou bem ao longo da semana em Brasília em favor de Sergipe. Marcio reverteu sua agenda para acompanhar o governador em reuniões que trataram de assuntos antigos e que ainda mexem com a esperança do povo sergipano. Canal de Xingó, BR 101 sul e finalização do trecho norte foram as pautas. O sergipano “ressabiado” está pagando para ver. Conseguindo, Fábio e Márcio devem buscar colher os frutos políticos. Esperamos, sentados e vigilantes, mas não podemos deixar de torcer para que a obrigação de décadas se torne uma realidade.

Lixo em Socorro
Em Nossa Senhora do Socorro duas novas empresas deverão assumir a coleta de lixo e limpeza urbana nesta segunda-feira, 7. O novo emergencial foi feito sem as mesmas polêmicas que ocorreram em Aracaju. Segundo apuramos, os contratos seguirão a mesma linha de economia de Aracaju. Não houve até aqui contestações da Torre. Vamos aguardar para ver se na cidade a semana começará tranquila, ou pedindo socorro.

Rodrigo em São Paulo
O deputado federal Rodrigo Valadares está em São Paulo, onde participa neste domingo do ato de protesto em defesa do PL da Anistia. O parlamentar está ao lado da esposa, a vereadora Moana Valadares. De lá, gravaram vídeo afirmando que estão em defesa dos “injustiçados”.

Katarina se posiciona
A deputada Katarina Feitoza deixou clara sua posição quanto ao PL da Anistia. Ela não é a favor da anistia geral e irrestrita, e tem críticas ao que qualifica de erros na chamada dosimetria das penas aos presos pelo 8 de janeiro. Katarina disse que, ao fim, caso não haja possibilidade de acordo, votará a favor para evitar inocentes presos.

Emanuelly Hora vai à Justiça

A enfermeira Emanuelly Hora, atual secretária de Saúde de Itabaiana, está sendo acusada de dupla vinculação com a Prefeitura de Itabaiana. Ela é secretária e concursada do município e recebe pelas duas vinculações. Um vídeo viralizou nas redes sociais, acusando Emanuelly de recebimento indevido. A secretária conversou com a Domingueira e se posicionou.

Emanuelly Hora vai à Justiça II

“Esse povo não tá acostumado com pessoas como eu. Estudei, me capacitei, passei nos concursos e cheguei até aqui por mérito. Meus salários são meus, sou servidora efetiva em dois municípios há quase 20 anos. Sou servidora de carreira e, como profissional de Saúde, posso ter dois vínculos”, explicou Emanuelly. A secretária promete acionar quem a acusou na Justiça, inclusive já fez a aplicação da ação à sua assessoria jurídica.

Sérgio convoca concursados
O prefeito de Lagarto anunciou que está entrando em acordo com a Justiça para convocação de concursados. O certame foi feito pela gestão anterior e esteve sob suspeição. Após homologação pela Justiça, o gestor demonstrou maturidade administrativa e política e resolveu propor as nomeações de forma gradual. Se agisse diferente, iria entrar em contradição com seu discurso de agir “de um jeito novo”.

Mesa-redonda
A Casa Cultural Careca e Camaradas promove na sexta-feira, 25 de abril, uma mesa-redonda com o objetivo de fazer memória da “Operação Cajueiro”, que foi uma ação da ditadura militar em Sergipe, para perseguir e prender militantes do PCB. Participarão do evento dois ex-presos políticos, Carlos Alberto Menezes e Marcelio Bonfim, e a presidente da Comissão da Verdade em Sergipe, professora Andréa Depieri.

Mirante reaberto
A reabertura do Mirante do bairro 13 de Julho é mais um acerto da gestão da prefeita Emília Corrêa. A grande novidade é o projeto “Mirando as Artes”, que será realizado toda primeira sexta-feira do mês, reunindo música ao vivo, exposições, cinema, feiras de artesanato, gastronomia, aulas de forró e lançamentos de livros. Além disso, o espaço passa a funcionar como Centro de Atendimento ao Turista (CAT), de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.