A Prefeitura de Aracaju anunciou nesta quarta-feira, 2, a substituição da Viação Progresso (que compreende a Viação Progresso, Tropical Transportes e Viação Auto Paraíso), no sistema de transporte público da cidade. A mudança ocorre em meio ao recolhimento de veículos da empresa, registrado no final da tarde, e relatos de protestos de rodoviários devido a atrasos salariais.
De acordo com um rodoviário, que preferiu não se identificar, alguns ônibus foram levados para a garagem da empresa como forma de protesto. Por meio de nota, a administração municipal esclareceu que a decisão faz parte da reestruturação do transporte coletivo, prevista no Decreto nº 8.042/2025, publicado no Diário Oficial em 10 de março. Segundo o decreto, apenas ônibus com até 12 anos de uso (a combustão) ou 15 anos (elétricos) poderão continuar operando na capital sergipana.
Diante desse cenário, a Prefeitura antecipou a operação da RS Transportes para esta quinta-feira, 3, para substituir a frota da Viação Progresso e garantir a continuidade do serviço à população. A transição será realizada de forma escalonada, com previsão de conclusão até o dia 10 de abril, assegurando um mínimo de 80 veículos em circulação para evitar impactos no transporte público.