A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira, 3, um mando de busca e aprensão em Aracaju, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes previdenciárias milionário, praticadas com a participação de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atuava nas 27 unidades da Federação.
Segundo as informações policiais, a apuração indica que o servidor atuava desde meados de setembro de 2023 e teria efetivado o desbloqueio de cerca de 20 mil benefícios, distribuídos em todo o país.
A investigação demonstrou que a fraude consistia na realização indevida de desbloqueios de benefícios para a contratação de empréstimos, sem a solicitação do titular ou de algum representante legal.
O valor total dos empréstimos liberados com a atuação do servidor ainda está sendo apurado.
De acordo com a PF, a análise do material apreendido nesta fase da investigação busca ratificar os elementos de prova já obtidos e apontar a autoria e a materialidade delitivas, além de auxiliar na identificação de outros envolvidos nas fraudes.
Os crimes investigados são de inserção de dados falsos em sistema de informações e corrupção, cujas penas somadas podem ultrapassar 24 anos de reclusão.