A empresa RS Transportes, que iniciou suas operações na capital nesta quinta-feira, 3, sinalizou à Prefeitura de Aracaju que irá absorver os trabalhadores da Viação Progresso, garantindo a manutenção dos empregos no setor. A substituição da antiga operadora faz parte das mudanças implementadas pela administração municipal para modernizar o sistema de transporte público da cidade.
Conforme o Decreto nº 8.042/2025, publicado no Diário Oficial em 10 de março, apenas ônibus com até 12 anos de uso (a combustão) ou 15 anos (elétricos) poderão integrar o sistema de transporte coletivo. Com essas novas regras, a Viação Progresso está sendo gradualmente substituída.
Para evitar impactos no atendimento à população, a RS Transportes teve sua operação antecipada. A meta é manter um mínimo de 80 veículos em circulação durante o período de transição, que será concluído até o dia 10 de abril.
Na fase inicial, 10 ônibus da RS Transportes já começaram a operar, com o apoio de outras empresas que integram a frota, especialmente na região da antiga Zona de Expansão. A iniciativa busca garantir a continuidade do serviço e minimizar os transtornos para os usuários do transporte público na capital sergipana.