Desde o primeiro dia de funcionamento dos patinetes elétricos em Aracaju até o final do mês de março, 89 usuários já tiveram os seus cadastros bloqueados por uso indevido.
A informação é da empresa JET, responsável pelos equipamentos, e foi divulgada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da capital.
Conforme a SMTT, há 600 patinetes espalhados em diversos pontos da cidade e mais de 22 mil usuários já se cadastraram.
Segundo a JET, em Aracaju, os bloqueios se deram principalmente por circulação no meio dos carros ou na contramão, nas ruas e condução do equipamento por menores de 18 anos.
“No caso de quem andar em duplas ou infrações de outras regras de trânsito, eles são notificados para encerrar a viagem e, em reincidência, aí terão as contas bloqueadas”, explicou Lincoln Silva, assessor da JET.
É possível denunciar o uso inadequado dos patinetes pelo aplicativo para usuários cadastrados.
Regras
O uso de capacete é recomendado, e apenas maiores de 18 anos podem utilizá-los. Cada patinete deve ser usado por uma única pessoa. Além disso, não é permitido conduzir o patinete sob efeito de álcool, nem transportar cargas durante o uso.
A JET, empresa responsável pelos patinetes elétricos, possui equipes de monitoramento que verificam se os usuários estão cometendo imprudências. A empresa também oferece aulas gratuitas para quem quiser aprender a utilizar os patinetes. As aulas acontecem todos os sábados, das 10h às 14h, no Mirante da 13 de Julho.
Os patinetes elétricos, cuja velocidade máxima é de 20 km/h, devem ser utilizados em locais específicos para garantir a segurança dos usuários e pedestres, como ciclovias e ciclofaixas. Equipados com GPS, eles seguem um sistema de controle de áreas.
Em zonas permitidas, o usuário pode se deslocar livremente, e nas zonas proibidas, o equipamento para automaticamente. Se o patinete for deixado em uma dessas áreas restritas, a conta do usuário pode ser suspensa. Para retomar o trajeto, será necessário empurrar o veículo até uma zona liberada. Atualmente existem 160 estações de estacionamento espalhados pela cidade, onde os usuários podem pegar e deixar os patinetes. Para localizar as estações, o usuário pode consultar no próprio aplicativo da JET.