A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 27, a Operação Teatro, que apura supostas fraudes em duas licitações públicas realizadas em um município do interior sergipano. Os contratos investigados somam mais de R$ 860 mil.
A operação ocorre simultaneamente nas cidades de Aracaju (SE), Nossa Senhora Aparecida (SE), Nossa Senhora do Socorro (SE) e Cedro (PE). Ao todo, 28 policiais federais e dois servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem sete mandados de busca e apreensão em endereços ligados a empresas, órgãos públicos e residências de investigados.
As investigações tiveram início a partir de uma auditoria da CGU, que identificou indícios de superfaturamento e fraude nos certames licitatórios. Segundo a PF, o esquema envolvia a manipulação do processo licitatório por meio da montagem de documentos e do uso de orçamentos de cobertura, favorecendo determinadas empresas.
Nesta etapa da apuração, os investigadores buscam aprofundar as provas sobre o suposto esquema, que pode envolver crimes como fraude ao caráter competitivo de licitação, corrupção, peculato e associação criminosa.
O nome da operação, “Teatro”, faz referência ao suposto conluio entre particulares e servidores públicos, que teriam encenado uma disputa competitiva nas licitações, quando, na realidade, o resultado já estaria previamente definido.