Oposição em Sergipe está atônita, sem liderança e refém de vaidades

Generalizações são sempre perigosas, mas neste caso não há como fugir: a oposição em Sergipe está atônita. Os dados da última pesquisa de avaliação do governo Fábio Mitidieri explicam essa confusão política em que se transformou o grupo oposicionista. 

Não se trata de falta de qualificação de alguns de seus membros. O que inexiste é uma linha de atuação que consolide um discurso e aponte uma referência de projeto político. Tornou-se um mundo de personalismos.

Buscando referência na história, é possível fazer um paralelo com a virada de 2006, ano em que a oposição venceu pela primeira vez após décadas de domínio da direita tradicional no comando de Sergipe.

Naquele episódio, haviam claramente dois projetos distintos: de um lado, o governo João Alves, com a repetição de políticas de assistência social e obras estruturantes; do outro, o PT, com Marcelo Déda e a credibilidade de suas gestões em Aracaju, além da força do primeiro governo Lula. Compreendem?

Mais do que uma narrativa por vezes vazia, a oposição tinha ações, um projeto claro, definido e conciso.

Havia também um líder que se impôs, não por vaidade pessoal, mas por sua capacidade de aglutinar apoios e construir grupo.

Hoje, a oposição em Sergipe está sem uma liderança inquestionável, não existe aquele com postura de polo magnético. 

Os deputados estaduais estão focados em seus projetos de reeleição. Não há entre eles uma figura capaz de unir todos em torno de uma pauta ou ato político.

O senador Rogério Carvalho, que disputou 2022, por não ser novamente candidato ao governo, concentra suas energias na construção de sua reeleição. 

O Pato que marcou a história de 2022, ainda parece impactado por tudo que viveu naquele pleito. Valmir de Francisquinho, hoje novamente administrando Itabaiana, é sim um nome importante, mas não se comporta como líder. Ele se coloca tão acima de seus possíveis aliados, que atrapalha a construção coletiva.

Sua popularidade ainda é grande. Contudo, cada eleição tem uma história. O contexto de 2022 era de grande revolta, com todo o clima ainda doentio do pós-pandemia, hoje temos outro cenário, com um governador que comunica melhor.

Entre os deputados federais, a maioria é aliada ao atual governo. E mesmo entre os que fazem oposição, a preocupação é a mesma: garantir a própria reeleição. Houve a possibilidade de uma empolgação de Thiago de Joaldo, ele ensaiou uma movimentação, mas ficou restrito a entrevistas e postagens nas redes sociais. 

Trata-se, efetivamente, de uma oposição refém de vaidades e sem projeto.  

O cenário desfavorável à oposição tem outro fator, esse talvez, o principal, como disse acima. O governador Fábio Mitidieri tem melhor desempenho na comunicação, acertou na condução política de seu mandato e faz um governo com resultados positivos — o que naturalmente dificulta a vida de quem queira lhe suplantar.

Não há muito tempo para correção de rumos na oposição. A eleição de 2026 tende a cravar na história o terceiro governador a conquistar a reeleição após um mandato completo.

Albano Franco e Marcelo Déda foram os únicos. João Alves perdeu para Déda. Belivaldo Chagas foi reeleito com apenas seis meses à frente da máquina. 

Condições eleitorais desfavoráveis são ocasiões propícias para o surgimento de novas lideranças, basta que emerja um corajoso ou uma corajosa.

NOTAS DA SEMANA

Aprovado segundo pesquisa
O governador Fábio Mitidieri tem sua gestão aprovada por pouco mais de 60% dos sergipanos. Os números foram revelados pela pesquisa do Instituto França, divulgada com exclusividade no Jornal da Fan. A aprovação vai desde as ações da gestão quanto à imagem de Fábio e sua maneira de governar.

Desafios de Fábio
A pesquisa trouxe também os gargalos que ainda precisam ser superados pela atual gestão. Os principais estão na Saúde. Contratação de médicos e falta de medicamentos são as principais reclamações. Como são responsabilidades também dos municípios, cabe reflexão e ações planejadas da gestão da Secretaria de Estado da Saúde nestas demandas.

Ciclo Junino
Acertada a decisão do governador Fábio Mitidieri de já anunciar, junto com a programação do São João, a destinação de aplicação dos recursos gerados pela festa. O objetivo do governador foi desbancar os críticos que dizem que sua gestão tem muita festa e pouca entrega. Durante apresentação da programação do São João 2025, Mitidieri anunciou que a arrecadação do período será investida na reforma e ampliação do hospital da Criança, reforma do hospital regional de Propriá, reforma de bases do Samu em Lagarto e Aquidabã e reforma do Gonzagão. “As obras carregarão o selo de que nossa festa mais tradicional gera renda, emprego e investimento”, disse ele.

Ciclo junino II
Este ano, o Arraiá e a Vila do Forró terão novidades em sua estrutura. Além de um palco no meio da arena com shows durante os intervalos no palco principal, os bares e restaurantes interessados em atuar na festa terão pessoas com deficiência na equipe, tornando todos os bares e restaurantes inclusivos. Outra novidade é o espaço de acolhimento para ambulantes e catadores e o fraldário na Vila, dando mais conforto e comodidade aos trabalhadores e ao público. A abertura oficial do São João de Sergipe será no dia 30 de maio, com a inauguração do Arraiá do Povo, que permanecerá ativo até o dia 29 de junho, enquanto a Vila do Forró estará aberta para sergipanos e turistas de 30 de maio a 27 de julho.

Unidos pela Saúde de Aracaju
Que belo gesto e postura deram à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, e aos senadores Rogério Carvalho e Alessandro Vieira. Ontem, a prefeita recebeu em seu gabinete o secretário de Atenção de Saúde Especializada do Ministério da Saúde, Mozzart Sales. Ele estava acompanhado dos senadores. Pautas importantes para a Saúde da capital foram debatidas. Uma demonstração clara de que as demandas coletivas estão acima de que qualquer divergência política. Ganha a população de Aracaju. Parabéns aos envolvidos!

Visita ao Cemar
Emília visitou ontem, sábado, o Centro de Especialidades Médicas (Cemar), que fica localizado no Siqueira Campos. A prefeita foi conferir toda a estrutura de atendimento e detectar alguns serviços que estão subutilizados. O objetivo, segundo sua assessoria, é melhorar as condições físicas e ampliar os recursos humanos, para que o Cemar volte a ser um espaço ativo e com várias especialidades sendo ofertadas aos usuários. Tomara!

Comemoração triplicada
A praça Laudelino Graciliano, localizada na Coroa do Meio, foi inaugurada na última sexta-feira pela Prefeitura de Aracaju (PMA). Emília Corrêa comemorou muito a entrega de sua primeira obra. No equipamento público, foi feita uma justa homenagem a Maria Feliciana, com um lindo monumento.

Comemoração triplicada II
Quem também comemorou a entrega foi o ex-prefeito, já que a obra iniciou em sua gestão com a assinatura da ordem de serviço. Segundo Edvaldo Nogueira, o espaço era um terreno baldio e agora se torna um espaço de lazer. “Mais um compromisso cumprido”, disse ele.

Comemoração triplicada III
A terceira a comemorar foi a deputada federal Katarina Feitoza. Os recursos, montante de R$ 2,4 milhões para a obra, vieram de seu mandato através de emenda parlamentar. Emília convidou Katarina para a inauguração e as duas tiveram um comportamento diplomático durante o evento.

Bicicletas e patinetes elétricos
Sejamos sinceros, a despeito dos problemas iniciais de operação e da não colaboração da população, a iniciativa dos equipamentos elétricos de mobilidade, patinetes e bicicletas, é uma retomada importante de oferta de opções para a população. E outra, sem risco de perdas para o erário. Tudo custeado em parceria com a iniciativa privada.

Iniciativa positiva
A Secretaria de Turismo de Aracaju está de parabéns com a iniciativa de retomar programação cultural, artística e de empreendedorismo no Farol da Farolândia. Ponto importante do desenvolvimento de Aracaju, o equipamento foi esquecido nos últimos anos. Iniciativa positiva. Esperamos que tenha a adesão da sociedade e que seja uma ação por tempo prolongado. O ‘Farol de Histórias’, reuniu também exposição de carros antigos.

Sérgio mostra habilidade
O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, tem demonstrado habilidade de articulação política e administrativa com pouco mais de 60 dias de gestão. Além de costurar investimentos junto ao governo do Estado, com reforma de escolas, lançamento de plataforma digital de emprego e investimentos em infraestrutura, Sérgio tem conseguido garantias junto à bancada federal de recursos para obras importantes para o município, como a construção do Quadrilátero do Desenvolvimento.

Sérgio mostra habilidade II
Ontem, sábado, Sérgio recebeu o senador Rogério Carvalho, para tratar da obra que garantirá a duplicação da BR-235, a construção de uma interligação rodoviária entre Itabaiana e Lagarto, e também envolve a construção de um rodoanel, que circundará toda a cidade, conectando importantes vias, ampliando sua mobilidade urbana e garantindo mais segurança para toda a população.

Sérgio mostra habilidade III
Na mesma oportunidade, Sérgio reuniu prefeitos da região Sul e Centro-Sul para apresentar o projeto e propôs a construção de uma carta pela integração de esforços para promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população das duas regiões. Ao propor essa união, que envolve parcerias comerciais, de fomento ao empreendedorismo, à agricultura familiar e ações educacionais, Sérgio vislumbra um salto econômico e social para os municípios, o que também impacta politicamente as regiões.

MDB fortalecido
O MDB ganha corpo em Sergipe com a chegada do prefeito de Socorro, Samuel Carvalho. Além de ter uma importante mensagem para o mundo da política aqui no estado, a filiação de um prefeito da Grande Aracaju, em evento com a presença do presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, mostra que Alessandro Vieira tem a condição da direção nacional.

MDB fortalecido II
O senador Alessandro Vieira, ao contrário do que se dizia após as eleições de 2022, quando perdeu para o governo e apesar do resultado diminuto em 2024, não é “carta fora do baralho”. O delegado deixou a capa de “chefe de polícia”, começou a fazer política e tem tido bom desempenho na sua articulação, o que lhe confere, hoje, o patamar de candidato competitivo.

Morto recebendo salário
O vereador de Tomar do Geru, Thiago Guimarães (União Brasil), denunciou que o nome de seu pai, falecido em 2023, está constando da folha de pagamento dos servidores da cidade. Denúncia grave que precisa ser investigada. Houve algum erro de procedimento e cadastro, é um homônimo ou tem fraude?

Nota confusa de Geru
A Prefeitura Municipal de Tomar do Geru, se posicionou para a Domingueira através de uma nota assinada pela Assessoria Jurídica. Inicialmente, a nota fala que “as informações divulgadas não correspondem à realidade”. Porém, na sequência, explica que “a gestão e manutenção do sistema de Recursos Humanos (RH) do município são de responsabilidade da empresa 3Tecnos, contratada para fornecer suporte técnico e operacional nesse setor”, ou seja, se houve erro, foi da empresa. É o que deixa entender a nota.

Nota confusa de Geru II
A confusão se completa mais. “Ao tomar conhecimento das alegações, o prefeito JAL Construções entrou em contato com a empresa 3Tecnos, solicitando esclarecimentos imediatos. A empresa se comprometeu a se manifestar publicamente na próxima segunda-feira, 24”. Vejamos: o início da nota fala em “informações que não correspondem à realidade”, mas também informa que a empresa ainda irá explicar o que ocorreu. Se não tem explicação, se não sabe o que ocorreu, como assegurar que “não corresponde à realidade”?

Nota de Geru na íntegra

Nota de Esclarecimento!

Tomar do Geru, 21 de março de 2025

A Prefeitura Municipal de Tomar do Geru, por meio de sua Assessoria Jurídica, vem a público esclarecer as recentes declarações do vereador Thiago Guimarães sobre a suposta existência de “servidores fantasmas” na folha de pagamento do município.

É fundamental destacar que as informações divulgadas não correspondem à realidade.

A gestão e manutenção do sistema de Recursos Humanos (RH) do município são de responsabilidade da empresa 3Tecnos, contratada para fornecer suporte técnico e operacional nesse setor. Ressaltamos que a Prefeitura sempre atua com rigor e ética na verificação das informações relacionadas aos servidores públicos.

Ao tomar conhecimento das alegações, o prefeito JAL Construções entrou em contato com a empresa 3Tecnos, solicitando esclarecimentos imediatos. A empresa se comprometeu a se manifestar publicamente na próxima segunda-feira, 24 de março de 2025.

A Prefeitura Municipal de Tomar do Geru e o Prefeito Jal Construções reafirmam seu compromisso com a ética, a transparência e a responsabilidade na gestão pública. Estamos sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Tomar do Geru

Klackson de Souza Oliveira
OAB/SE 8.314

Israel de Souza Fonseca
OAB/SE 8.389

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.