Sergipe registra melhora na condição de seca, aponta Semac

Foto: Arthuro Paganini

Nesta sexta-feira, 21, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) divulgou o boletim do Monitor de Secas, referente a fevereiro, que apontou a continuidade do abrandamento da seca no estado. De acordo com a análise, devido às chuvas acima da normalidade nos últimos meses, na categoria de intensidade de seca, os territórios do Baixo São Francisco, Leste sergipano, Grande Aracaju e Sul sergipano foram de seca fraca e moderada para sem seca relativa.

Já nos territórios do Médio Sertão, Agreste Central, uma pequena porção dos territórios do Alto Sertão e grande porção do Centro Sul sergipano, a mitigação da seca foi de moderada para fraca. Também foi registrada a manutenção da seca moderada em grande porção do Alto Sertão e pequena porção do Centro Sul. 

A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, explica que a tendência para os meses de março e abril é que as chuvas sejam de normal a abaixo do normal.

“Em maio, tende a variar de normal a acima do normal, levando em consideração que poderá ocorrer algum evento extremo com capacidade de alterar as condições climáticas previstas. A predominância é de temperatura acima da normal climatológica, provocando aumento da evapotranspiração e do estresse térmico, causando dificuldade nas atividades agropecuárias e redução gradativa no volume de água dos reservatórios. Diante disso, poderá haver o agravamento do cenário de seca nos meses com baixo índice pluviométrico”, alerta.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.