No quadro “Mulheres que inspiram” exibido nesta quarta-feira, 19, Magna Santa entrevistou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Elaine Cristina, sobre sua trajetória e chegada no conselho.
“Não foi uma trajetória tão fácil, porque mesmo dentro desse ramo da questão da inclusão, a gente encontra um desafio muito grande. Ser uma mulher preta, com deficiência, com uma outra cabeça, com uma outra visão, nem sempre é tão agradável para quem não tá disposto a viver um novo como eu estou. Então, ser quem sou não tem sido muito fácil para as pessoas que não entendem que ser uma mulher não é só o nosso biotipo, não é só ter cabelos bonitos ou unha feita, é luta. O dia a dia às vezes é maçante, às vezes esse desafio que o mundo coloca para nós, se a gente não tiver um preparo, a gente fica prestes a desistir. Mas como eu sempre coloquei para mim, desistir nunca foi uma meta, acredito que isso é o que está me trazendo aqui e hoje”, afirmou.
Elaine ainda comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelo conselho.
“Tem sido um desafio no dia a dia fazer esse conselho realmente ser visualizado por todo o corpo da sociedade. Porque até então a gente tem uma visibilidade fictícia, vamos dizer assim.E hoje a gente tá tentando transformar esse fictício em algo real que não tem sido fácil. Muito da sociedade entende as pessoas com deficiência como gastos, prejuízos ou algo que está atrapalhando, quando é ao contrário”, contou.