O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) emitiu um alerta nesta quarta-feira, 19, sobre a existência de sites falsos, criados por golpistas, que estão sendo divulgados como canais de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
A pasta reforçou que a segunda edição do concurso ainda não está com inscrições abertas. Qualquer atualização será divulgada oportunamente no site oficial do concurso.
Segundo o Ministério da Gestão, os órgãos competentes já foram acionados por meio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (Cisc GOV.BR), e os sites estão sendo derrubados.
Quem comete fraudes eletrônicas está sujeito a pena de reclusão (de 4 a 8 anos) e multa, se a fraude é cometida com a utilização de informações fornecidas pela vítima ou por terceiro induzido a erro por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de correio eletrônico fraudulento, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.
A pena pode ser aumentada em um terço se é cometido contra idoso ou vulnerável, considerada a relevância do resultado gravoso.
Denúncias
Para denunciar esse tipo de golpe, basta entrar na plataforma Fala.BR, clicar no ícone de denúncia e preencher os dados.
A plataforma Fala.BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso à informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público. O serviço online está disponível 24 horas, todos os dias da semana.