O vereador por Aracaju Iran Barbosa (PSOL) mencionou durante a sessão desta quarta-feira, 19, na Câmara Municipal de Aracaju, o resultado da pesquisa que mostra que a maioria dos sergipanos aprova a gestão de Lula no Governo Federal. Na oportunidade, ele também solicitou que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) façam uma comparação dos dados socioeconômicos entre os dois governos.
“Vejam a pesquisa, fiquem tranquilos e tranquilas. Uma pesquisa acabou de sair sobre a popularidade do presidente Lula aqui no nosso estado. E comparem os números, comparem os números, morram de inveja ao comparar os números da economia, os dados socioeconômicos do nosso país agora e o que era na época em que o inelegível governava esse país. Comparem os números, não fiquem distorcendo a realidade”, disse Iran.
Durante a sessão, os vereadores Levi Oliveira (PP) e Moana Valadares (PL) criticaram Lula, que recentemente disse ter escolhido uma “mulher bonita” (Gleisi Hoffman) como nova ministra de Relações Institucionais para ter boa relação com o Congresso. Moana classificou a fala como “absurdo”.
“Eu não vi aqui nenhuma feminista ir contra uma fala dessa. É uma fala que envergonha as mulheres brasileiras. Mas que tá tudo bem, porque foi Lula que falou. Se fosse o presidente Bolsonaro falando um absurdo desse, aí tava todas as feministas indignadas. Tava todo mundo fazendo um auê. Imagina só se fosse o contrário, mas é essa hipocrisia que a gente já tá muito acostumado da extrema-esquerda”, afirmou Moana.
A vereadora também se opôs a uma declaração do presidente sobre a alta no preço dos ovos. Em evento, Lula disse que não encontrou uma explicação plausível para o preço do ovo estar tão alto no Brasil e afirmou que “alguém está sacaneando as galinhas”.
“O presidente Lula, mais uma vez, passando vergonha, mostrando que tá cada vez mais um velho gagá que não tem mais condições de governar esse país, colocando culpa em tudo. O aumento dos preços é culpa de todo mundo menos dele. Na época do governo Bolsonaro, tudo era culpa de Bolsonaro. As queimadas na Amazônia eram culpa de Bolsonaro, a alta dos preços era culpa de Bolsonaro, até mesmo a pandemia era culpa de Bolsonaro. Mas agora, todos os problemas que existem no Brasil, ele sempre procura um culpado, menos o único responsável, o chefe maior da nossa nação, que é o presidente Lula”, disse ela.
Em resposta, o vereador Iran Barbosa disse que a fala de Lula foi uma reação a uma fala de Bolsonaro em relação às mulheres petistas.
“Hipócrita é quem não enxergou que a fala do presidente foi uma reação a uma manifestação do Bolsonaro, a quem a senhora se referiu, vereadora Moana, que fez uma fala dizendo que todas as mulheres do PT são feias. O presidente reagir e dizer: ‘olha, é uma mulher bonita, é petista e é bonita’, porque eu conheço muitas bonitas, e não importa se é bonita ou feia. Foi uma reação a uma visão misógina totalmente desvirtuada, colocada pelo enfático ex-presidente que a senhora fala, inelegível”, completou Iran.