Cidade
- Início •
- Blog
“Não há produto cultural maior do que o FASC", declara prefeito de São Cristóvão
Da redação
28/11/2024
Em entrevista ao Jornal da Fan desta quinta-feira, 28, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, falou sobre a expectativa para a 39° edição do Festival de Arte – o Fasc – que começa nesta sexta-feira, 29. A edição marca a última sob a gestão do atual prefeito.
“ Eu tenho a compreensão de que o Fasc não é uma festa, é um projeto que precisa ser perenizado, que precisa ser consolidado. Por isso que a minha preocupação sempre é que o Fasc não dependa dos humores da classe política, ele não pode depender. A gente tem que garantir que o Fasc seja abraçado por todos, abraçado pela classe empresarial, para que a gente dê perenidade a ele. Então eu estou me sentindo muito tranquilo. Eu tenho uma expectativa muito positiva do Fasc , sempre querendo que ele se amplie cada vez mais e se consolide, como ele de fato é”, disse o prefeito.
Marcos Santana aproveitou ainda para destacar a força cultural e social do Fasc enalteceu o festival como o principal do país. “Não há produto cultural maior do que o Fasc com essa concepção, com tudo gratuito, com a pluralidade de manifestações artísticas. Não há. No Brasil, igual ao Fasc, só tem Garanhuns, Ouro preto, que é o que existia, deixou de fazer. É algo que é quase único no Brasil todo. Isso é reconhecido por todas as pessoas, os agentes culturais no Brasil inteiro”, declarou.
FASC 2024
Neste ano, em sua 39ª edição, o Fasc traz a proposta de destacar a história e a cultura de São Cristóvão, a primeira capital de Sergipe. Dividido em vários, o evento reúne diferentes manifestações artísticas, como música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e muitas outras.
Segundo a Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), espaços consagrados nas últimas edições retornam este ano, a exemplo do Samba na Bica dos Pintos e do Salão de Artes Vesta Viana. Também estão garantidos os palcos João Bebe Água, na Praça São Francisco; Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; Palco Mariano Antônio, no Largo da Matriz; Cine Trianon, no Cine Theatro Imaculada Conceição; e o Salão de Literatura Manoel Ferreira, na EMEF Gina Franco.
Com o tema “Cidade Viva”, a 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) , começa nesta sexta, 29 de novembro, e segue até o dia 1º de dezembro. Em 2024, ano em que completa 52 anos, o festival espera reunir centenas de artistas sergipanos e de outras regiões do país.
Confira a programação musical completa:
Sexta-feira (29)
Palco João Bebe Água
Liberty Soul – 19h30
Timbalada & Afrocidade – 22h
Grupo Revelação – 00h
Tasha & Tracie – 02h
Palco Frei Santa Cecília
Oduma – 19h
Samba do Arnesto – 21h
Mãeana – 23h
Heitor Mendonça canta Belchior – 01h
Palco Samba na Bica
Samba Nuaá – 13h
Trakinagem – 15h
Sábado (30)
Palco João Bebe Água
Serigy All-Stars – 20h
Marina Lima – 22h
Baiana System – 00h
The Baggios – 02h
Palco Frei Santa Cecília
Nine Senses – 19h
Filipe Catto – 20h
Lamparina – 22h
Descidão dos Quilombolas – 00h
Iggo Centaura – 02h
Palco Samba na Bica
Danilo Duarte & Os Beneditos – 11h
Samba de Salto – 13h
Domingo (1º)
Palco João Bebe Água
Joba Alves (De Gonzaga a Gonzaguinha) – 20h
Arnaldo Antunes – 22h
Clinton Fearon – 00h
Don L – 02h
Palco Frei Santa Cecília
Francisco El Hombre – 19h
Nêga Doce – 21h
Mombojó – 23h
Los Sebosos Postizos – 01h
Palco Samba na Bica
Fulgêncios – 11h
Samba Deles – 13h
Música na Igreja
Small Big Band – 15h
Trio Crav&roza – 17h