Cidade

  • Início •
  • Blog

Campus de Lagarto da UFS realizará evento de simulação de acidente para treinar discentes da saúde

Da redação

27/11/2024


Foto: Ana Laura Farias/ campus Lagarto

Na próxima segunda-feira, 2, o curso de Medicina do campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe vai realizar uma simulação realística de acidente com múltiplas vítimas.  A cena vai simular um acidente entre um ônibus e um carro. O objetivo do evento é treinar os discentes de saúde e demonstrar à comunidade geral os procedimentos adequados em caso de acidente automobilístico.

A ação é organizada pelas docentes Magna Galvão, Simone Cabral e Simone Kameo, do Departamento de Educação em Saúde do campus Lagarto. Em entrevista ao Jornal da Fan desta quarta-feira, 27, a professora Simone Cabral falou sobre a simulação. ” É um evento que será organizado por todos os estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nos oito cursos. O ‘Incidente Múltiplas Vítimas’ e a gente vai fazer a questão de resgate e socorrismo das vítimas, no local de acidente, junto com o Corpo de Bombeiros, GTA, PRF, Polícia Militar e o IML que vai estar com a gente também no dia. […]A intenção é a gente mostrar também para a comunidade como deve agir em um caso de um acidente com múltiplas vítimas. [Na simulação]Serão 15 vítimas no local “, detalhou a professora.

Ainda segundo ela, a simulação será feita com vítimas em diferentes estágios, mas bem próximo ao que acontece na realidade. ” A gente vai ter vítimas em óbito,  três vítimas em óbito, e as demais vítimas, algumas bem graves e algumas graves, e outras suaves, no acidente. Mas assim, é bem realístico. Pessoas encarceradas, presas nas ferragens”, detalhou.

Para o estudante de medicina Ruy Goes, a simulação contribui para a formação e preparação para atendimento em casos reais de acidente. ” Também um treinamento. Não só para a gente, mas como para as forças que vão estar lá. Então, todo mundo que está no Campus de Lagarto passa pelo treinamento de primeiros socorros, de como lidar com incidentes com múltiplas vítimas”.  Na ação, haverá um simulação completa de atendimento às vítimas, inclusive sendo levadas tanto de ambulância quanto de helicóptero.

Além da supervisão dos docentes, a simulação realística conta com a participação do Corpo de Bombeiros, Grupo Tático Aéreo, Instituto Médico Legal, Polícia Militar de Sergipe e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1