Saúde
- Início •
- Blog
Sergipe promove I Seminário Estadual de Odontologia Especializada para fortalecer rede SUS e aprimorar serviços odontológicos
PUBLIEDITORIAL
25/11/2024
PUBLIEDITORIAL
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e a Escola de Saúde Pública (ESP-SE), realizou o I Seminário Estadual de Odontologia Especializada, um marco no fortalecimento da saúde bucal em Sergipe.
O evento reuniu profissionais e gestores da odontologia especializada de todo o estado em um ambiente de troca de experiências, apresentação de cases de sucesso e palestras de especialistas de renome nacional. Essa iniciativa reforça o compromisso da SES em promover capacitações que impulsionam a qualidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A integração entre as atenções primária, especializada e hospitalar foi um dos grandes destaques. Gestores e coordenadores municipais participaram para alinhar os fluxos de atendimento e fortalecer a comunicação entre as redes, promovendo benefícios diretos aos usuários.
Segundo o responsável técnico e cirurgião bucomaxilofacial do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), Hélio Albuquerque, o seminário é uma oportunidade única para integração e aprimoramento.
“Esse é um seminário extremamente importante para integrar todo o pessoal da odontologia, trazer experiências de outros estados e apresentar o que está sendo feito em Sergipe. Queremos que os profissionais saiam daqui com novas ideias e um olhar renovado para seus serviços, focados na melhoria da qualidade para o usuário”, destacou.
Para a cirurgiã-dentista especialista em endodontia, Sthephany Araujo, o evento trouxe uma ampla visão sobre o potencial da rede SUS.
“Esse evento nos mostra uma diversidade de tratamentos, tanto hospitalares quanto ambulatoriais. É uma oportunidade para conhecer novas práticas e compartilhar experiências que podemos implementar no estado, beneficiando principalmente usuários com limitações ou deficiências. A ideia é alinhar os profissionais para oferecer o melhor à sociedade”, explicou.
Já a auxiliar de saúde bucal Kátia Regina, que atua no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de São Cristóvão, ressaltou como a capacitação impacta positivamente o trabalho. “Minha expectativa é sair daqui mais preparada para atender os usuários da melhor forma possível. Essa troca de conhecimento entre profissionais fortalece os serviços e reflete diretamente na qualidade do atendimento”, afirmou.