Cidade
- Início •
- Blog
Surto alimentar não estaria ligado a refeições no campus do Sertão, indica análise
Da Redação
15/11/2024
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) decidiu retomar os serviços de alimentação do Restaurante Universitário (Resun) do campus Sertão, na cidade de Nossa Senhora da Glória, após oito dias de interrupção devido à suspeita de surto alimentar no dia 06 de novembro. As refeições voltam a ser servidas na próxima segunda-feira, dia 18.
A decisão foi tomada após a empresa responsável pelo fornecimento dos alimentos encaminhar amostra das refeições servidas para um laboratório de análises clínicas e o resultado não apontar indícios de que aqueles alimentos teriam causado o surto.
Além disso, também foram acionadas a Vigilância Sanitária das cidades de Glória e Itabaiana, assim como a do Governo do Estado. Ambos os laudos atestaram a segurança sanitária do espaço, assim como nos equipamentos utilizados para o serviço de refeição.
A universidade também informa que, durante a semana, estudantes avaliados pela Pro-reitoria de Assuntos Estudantis como socioeconomicamente vulneráveis, receberam, da Universidade, bolsa-alimentação no valor de R$100,00 para custear possíveis despesas desta natureza.
Investigação
A UFS informou que as investigações sobre o que pode ter provocado um surto alimentar no dia 05 de novembro continuam. O protocolo para suspeitas de surto alimentar contempla a realização de coleta de amostras clínicas de pacientes atingidos para que sejam analisadas em laboratório.
Os serviços de vigilância epidemiológica municipal e estadual, com o apoio da Universidade, solicitaram que os estudantes retornem à unidade de saúde em que foram atendidos para receberem as orientações a respeito da coleta.
E, ainda, a Vigilância Sanitária de Nossa Senhora da Glória retornará ao campus na próxima semana para a realização de novos testes de qualidade da água que abastece o campus.