Saúde
- Início •
- Blog
"Qualquer estranhamento, ele deve procurar um serviço de saúde", alerta enfermeiro sobre câncer de próstata
Da redação
05/11/2024
O mês de novembro representa a realização de campanhas de prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. Em entrevista à repórter Larissa Gaudêncio no Jornal da Fan desta terça-feira, 5, o enfermeiro Bruno de Andrade – Consultor Especializado em Saúde/Atenção Primária – falou sobre os serviços ofertados pelo estado para auxiliar nessa campanha.
“Aqui no Estado nós temos, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os municípios, ou por meio da Atenção Primária de Saúde, nós temos ações integradas em todos os 75 municípios. Ações que chamam, que buscam, que sensibilizam os homens para o cuidado da própria saúde, para o cuidado e para a prevenção do câncer de próstata”.
O enfermeiro alertou também para os principais sintomas que acometem os homens que podem estar com câncer de próstata. “Os sintomas geralmente muitas vezes demoram a aparecer e quando eles aparecem são mais sintomas urinários, como por exemplo dificuldade de urinar, perda de força do jato de urina, sangramento durante a ejaculação, durante o ato sexual, dificuldade de esvaziamento total da bexiga. Em estágios mais avançados, existem outros sintomas que são devidos à gravidade do câncer, como a dor óssea”, detalha.
Bruno de Andrade chamou a atenção ainda para a importância do exame de toque, principal método de prevenção a este tipo de câncer. “O que a gente sabe e o que existe é que frente à qualquer sintoma do câncer, qualquer sintoma urinário, qualquer estranhamento no corpo do homem, ele deve procurar um serviço de saúde , para que em decisão compartilhada com o médico, que faça – ou não – um determinado exame, seja um toque retal, seja no exame para dosar o PCA no sangue”, explicou.