Saúde
- Início •
- Blog
Médicos reafirmam eficácia da mamografia para prevenir câncer de mama
Da Redação
31/10/2024
Após repercussão de depoimentos médicos que questionam a eficácia da mamografia no rastreamento do câncer de mama, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) divulgou nota nesta quinta-feira, 31, em que reafirma a segurança e a eficácia do exame na prevenção da doença.
Os dois médicos denunciados na última terça-feira, 29, Lucas Ferreira Mattos, que tem registros em São Paulo e Minas Gerais, e Lana Tiani Almeida da Silva, inscrita no Conselho de Medicina do Pará, estão sendo investigados por declarações falsas sobre o câncer de mama. Eles teriam afirmado, respectivamente, que a mamografia geraria uma radiação para a mama que aumentava a incidência do câncer e que a doença não existia.
Na nota, o CBR orienta pacientes e familiares com dúvidas sobre o assunto a buscarem informação adequada junto a fontes confiáveis.
“O CBR reitera que a realização de exames de mamografia é fundamental para a detecção precoce de alterações mamárias, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido e reduzindo a necessidade de intervenções invasivas”, destaca o comunicado, ao citar que o acesso ao exame pode salvar vidas e evitar tratamento onerosos em estágios avançados de câncer.
A entidade classifica a mamografia como um exame seguro e eficaz, que deve ser realizado segundo protocolos definidos pelas maiores entidades médicas do mundo e sob a supervisão de profissionais da saúde, sobretudo especialistas em radiologia e diagnóstico por imagem.
*Com informações da Agência Brasil e G1