Cidade
- Início •
- Blog
Sergipe tem maior média de redação no Enem entre as redes estaduais do Brasil
Da Redação
28/10/2024
Foto: Maria Odília
Sergipe apresenta a maior média de redação (604,5 pontos) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as redes estaduais de ensino do Brasil, de acordo com um estudo realizado pela Folha de S. Paulo em parceria com a Letrus Educação. O estado que apresentou a média mais baixa foi o Amazonas, com 505,5 pontos.
A redação do Enem é uma das partes da prova que costuma ser determinante para que o estudante consiga uma vaga na universidade. Isso acontece porque é a única área em que é possível alcançar a nota máxima (1.000 pontos).
Utilizando como base os microdados do Enem, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudo também compara o desempenho dos alunos das escolas particulares de cada estado. Na média do país, as redes estaduais têm 200 pontos a menos na redação do que a média das escolas privadas.
Segundo os dados, as redes estaduais com maiores médias na redação estão localizadas em Sergipe, com 604,5 pontos, Espírito Santos, com 604 pontos, e Rio Grande do Sul, com 602,5 pontos. Apesar disso, o abismo com as respectivas redes privadas de cada estado fica em torno de 30% nesses locais.
Comparando os dados, mesmo Sergipe tendo a melhor média de redação na rede pública, ele fica abaixo da menor média da rede privada, que foi de 700 pontos em Roraima.
Enem
O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior público do país. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas nos dias 3 e 10 de novembro, com expectativa de 4,3 milhões de inscritos confirmados.
Ao todo, são esperados 69.376 inscritos no Enem 2024 em Sergipe, dos quais, 22.069 são estudantes concluintes do ensino médio na rede pública, o que representa 100,00% do total desses alunos. Os dados são auto declaratórios e os percentuais foram estimados pelo Inep, com base no Censo Escolar 2023.
*Com informações da Folha de S.Paulo e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc)