Cidade
- Início •
- Blog
Profissionais do SUS em Sergipe concluem especialização com foco em qualificação e transformação dos serviços de saúde
PUBLIEDITORIAL
24/10/2024
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe (ESP/SE), capacita cerca de 80 profissionais da rede estadual de Saúde, com a conclusão de duas turmas de pós-graduação lato sensu. A iniciativa visa aprimorar a formação dos servidores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e representa um marco para a Escola de Saúde Pública, que certifica suas primeiras turmas: a de Especialização em Gestão da Educação e Saúde e a de Saúde Pública.
A turma de Gestão da Educação e Saúde já se encontra em etapa de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), e além de obterem um novo grau de qualificação, os concludentes também puderam se atualizar quanto a discussões pertinentes à área da saúde.
Segundo a tecnóloga em Vigilância em Saúde Eláinne Inojosa, que se especializa em Gestão da Educação em Saúde, a capacitação foi fundamental para o aprimoramento técnico e a ampliação do olhar profissional. “Esse apoio foi de grande valia, não só no aspecto técnico, mas também na relação interprofissional. A expectativa é que nossos projetos sejam implementados pelos gestores, beneficiando o SUS e os usuários. A gente vai poder conversar com o usuário em uma linguagem mais acessível e transformar o ambiente”, declarou Eláinne.
Para a assistente social e pedagoga Célia Maria de Lima, que também participa da especialização em Gestão da Educação e Saúde, a experiência veio para enriquecer sua prática profissional no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho. “A pós-graduação agregou muito à minha atuação, tanto na saúde quanto na educação. Vou poder inovar minhas práticas e oferecer uma proposta transformadora aos usuários e alunos. A ideia é trabalhar com os direitos e deveres dos usuários, contribuindo para o cotidiano deles”, destacou.