Cidade
- Início •
- Blog
Mais de 400 crianças e adolescentes foram agredidos em Sergipe no ano passado, aponta levantamento
Da redação
24/10/2024
Sergipe registrou, ao longo do ano passado, 450 casos de violência física contra crianças e adolescentes de até 19 anos. No Brasil, foram 71.598 notificações no mesmo período, o equivalente a uma média de 196 casos por dia.
Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 24, pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cerca de 80% das agressões contra crianças de até 14 anos pelo país ocorreram dentro de suas próprias casas.
Para o levantamento, a entidade considerou casos notificados por unidades de saúde, o que indica que pode haver subnotificação das ocorrências.
Em 2023, a maior parcela dos registros no território sergipano estava relacionada a adolescentes de 15 a 19 anos, respondendo por 288 notificações. Em seguida, aparece a faixa etária de 10 a 14 anos, com 88 casos.
Apesar do número expressivo de registros, a SBP alerta que muitas agressões contra crianças e adolescentes não são relatadas, sobretudo em áreas remotas ou com poucos recursos.
No Brasil, a notificação de qualquer caso suspeito ou confirmado de violência contra crianças e adolescentes é compulsória, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Todos esses casos devem ser reportados ao conselho tutelar local.
Em situações mais graves ou que envolvem crimes como violência física, psicológica ou sexual, as delegacias de polícia e o Ministério Público também precisam ser notificados.