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CEO de Tobias Barreto realiza 2 mil atendimentos e promove a saúde bucal com atendimento humanizado

PUBLIEDITORIAL

24/10/2024


O Centro de Especialidades Odontológicas Bernardino Mitidieri (CEO), localizado em Tobias Barreto e gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), tem se destacado pelo atendimento humanizado em diversas especialidades odontológicas. Somente entre janeiro e setembro de 2024, a unidade realizou cerca de 2 mil atendimentos, sendo que 555 usuários tiveram o tratamento concluído. A unidade se consolida como um importante ponto de cuidado em saúde bucal para a população da região centro-sul de Sergipe.

Integrados ao programa ‘Brasil Sorridente’, do Ministério da Saúde, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em Sergipe oferecem serviços especializados. Com foco na agilidade e no atendimento humanizado, o CEO de Tobias Barreto se mantém como referência na região, proporcionando cuidados odontológicos de qualidade e promovendo o bem-estar dos usuários.

Presentes em Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto, os CEOs de gestão estadual atendem não apenas os moradores locais, mas também os usuários das cidades vizinhas, ampliando o acesso à saúde bucal em todo o estado.

A lavradora Sandra Oliveira, que acompanha regularmente a irmã com deficiência ao CEO, destaca a melhora na qualidade de vida após o início do tratamento. “O atendimento é ótimo. Minha irmã melhorou muito depois de começar o tratamento aqui. Antes, ela sentia muita dor e até se tornava agressiva, mas agora, após o cuidado dos dentistas, ela é outra pessoa e eu sou muito grata pelo serviço que aqui é prestado”, relata.

A autônoma Simone Alves também reforça a eficiência do atendimento, tanto para ela quanto para o filho de seis anos. “O atendimento aqui é muito bom, desde a recepção até os profissionais. Já venho há algum tempo e sempre indico para outras pessoas. A rapidez do serviço é impressionante, com consultas marcadas e atendimentos frequentes, algo que faz toda a diferença”, afirma Simone.

Atendimento especializado 

Segundo a cirurgiã-dentista e especialista em endodontia, Eleonora Sobral, muitos usuários chegam à unidade sem compreender a real necessidade de tratamento. “Muitos chegam sem saber o que vão fazer. Pensam que será apenas uma restauração ou extração, quando, na verdade, o dente pode ser salvo por meio do tratamento de canal, que permite mantê-lo na boca. Muitos agradecem por conseguirem realizar o procedimento pelo SUS”, destacou Eleonora.

De acordo com a especialista, além dos benefícios funcionais do dente, como a mastigação e digestão adequadas, há também o impacto direto na autoestima dos usuários. “A perda de um dente, especialmente na área estética, pode afetar seriamente a vida de uma pessoa. É algo que procuramos evitar ao máximo, mostrando a importância de tratar o dente em vez de removê-lo”, afirma

Outro ponto importante destacado pela profissional é a prevenção. Segundo ela, o principal motivo para a perda de dentes é a falta de higiene bucal. “A ausência de escovação adequada e do uso do fio dental são os campeões de causas de desgaste dentário. Uma pequena cárie pode evoluir para um caso mais grave, resultando na necessidade de um tratamento de canal ou até mesmo extração, se não for cuidada a tempo”, explica.

O atendimento às pessoas com deficiência é uma prioridade no CEO, como enfatiza a especialista Marieta Melo, que atua na área de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE). “Esse público muitas vezes é negligenciado, e por isso o atendimento especializado é fundamental. Trabalhamos com um manejo adequado para garantir o acolhimento e a resolutividade dos casos, sempre de forma humanizada”, ressalta Marieta.

Fluxo de atendimento

Os CEOs estão estrategicamente descentralizados para garantir o acesso da população ao tratamento em seus respectivos territórios. Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são responsáveis pelo primeiro atendimento ao usuário e pelo encaminhamento aos CEOs, seguindo o protocolo de atendimento do serviço. Pessoas com deficiências têm acesso prioritário.

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