Cidade
- Início •
- Blog
MPF pede que governo e prefeituras sergipanas forneçam informações sobre uso das emendas Pix
Da Redação
18/10/2024
Nesta sexta-feira, 18, o Ministério Público Federal (MPF) divulgou que solicitou ao Governo do Estado de Sergipe e às 75 Prefeituras dos municípios sergipanos que informem os valores recebidos via emendas parlamentares individuais impositivas, sem finalidade específica – conhecidas como emendas Pix – nos anos de 2023 e 2024.
Além disso, o MPF também pediu informações sobre as contas bancárias específicas abertas para movimentação desses recursos. Os gestores devem informar onde, como e quando os valores foram ou serão utilizados. O prazo para envio das informações ao MPF é de 30 dias.
Emenda Pix
As chamadas emendas Pix foram instituídas por meio da Emenda Constitucional 105/2019 e permitem a transferência direta de recursos públicos sem a necessidade de vinculação a projetos, convênios, ou outras atividades específicas.
Quanto a fiscalização dessas emendas, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADI n° 7.688, determinou que os beneficiados com os recursos insiram previamente na plataforma Tranferegov informações como plano de trabalho, objeto a ser executado, finalidade, prazo de execução e estimativa de valores, entre outros.
Recomendação
Segundo o MPF, foi enviado como recomendação aos gestores sergipanos que providenciem a prestação de contas de todos os recursos utilizados neste ano, na plataforma do Transferegov, até 31 de dezembro de 2024. A medida atende à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024.
“Os valores recebidos via emendas Pix também devem estar na prestação de contas dos gestores públicos”, completam os procuradores da República signatários da recomendação.