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CEO de Laranjeiras oferece atendimentos especializados a usuários de várias cidades
PUBLIEDITORIAL
30/09/2024
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Integrados ao programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em Sergipe realizam diversos procedimentos odontológicos especializados. No município de Laranjeiras, nas especialidades de OPNE e endodontia, os serviços são ofertados sob a gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
Funcionando como centros de saúde odontológica de média complexidade, os CEOs estão presentes em Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto. Cada unidade atende não apenas os moradores locais, mas também usuários das cidades vizinhas, ampliando o acesso aos serviços odontológicos em todo o estado.
A cirurgiã-dentista Graziane Couto, especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE), atende no CEO de Laranjeiras usuários com transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down e alterações sistêmicas descompensadas.
“No primeiro atendimento, planejamos com a família, conhecemos a história do paciente e fazemos uma consulta de condicionamento psicológico, utilizando diversas técnicas até ganhar a confiança para realizar o procedimento”, explica Graziane.
A dona de casa Júlia Bomfim, mãe atípica e moradora do povoado Pastora em Laranjeiras, relata sua experiência positiva no CEO.
“Ter especialistas em OPNE aqui é maravilhoso. Desde a entrada, já é possível perceber a diferença e o acolhimento de toda a equipe, especialmente com meu filho, que é autista e bastante resistente durante as consultas”, conta Júlia.
Outra especialidade disponível no CEO é a endodontia, que realiza tratamentos de canal para preservar dentes que, de outra forma, seriam extraídos. A cirurgiã-dentista Carolina Borges destaca a importância desse serviço. “Antigamente, o tratamento de canal não era acessível, e a saída era extrair os dentes. Com os CEOs, houve uma redução significativa nas perdas dentárias. Encorajamos as mães a trazerem seus filhos desde cedo para receber orientações sobre higiene bucal, criando um vínculo que ajudará a prevenir cáries e outros problemas no futuro”, afirma Carolina.
Carolina Borges também ressalta a importância de visitar o dentista pelo menos duas vezes ao ano. “Tratamentos de canal não são necessários apenas por causa de cáries. Traumas dentários, como quedas ou acidentes, podem expor a polpa do dente, necessitando o tratamento de canal”, explica.
A diarista Cintia Feitosa, moradora do Povoado Bom Jesus em Laranjeiras, levou sua filha para um tratamento de canal no CEO.
“Ir ao CEO é sempre um momento de alegria, sabendo que minha filha será bem cuidada. Primeiro, fomos atendidas no posto de saúde do povoado, mas para o tratamento de canal, fomos encaminhadas para cá. Esta é a terceira sessão, e o problema dela já está sendo resolvido. Estou muito feliz”, relata Cintia.
Fluxo de atendimento
Os CEOs estão estrategicamente descentralizados para garantir o acesso da população ao tratamento em seus respectivos territórios. Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são responsáveis pelo primeiro atendimento ao usuário e pelo encaminhamento aos CEOs, seguindo o protocolo de atendimento do serviço. Pessoas com deficiências têm acesso prioritário.