Saúde
- Início •
- Blog
Acordo define retorno das cirurgias de endometriose no Hospital Universitário
Da redação
06/09/2024
Foto: Flávia Pacheco
Um acordo firmado nessa última quinta-feira, 5, definiu o retorno imediato das cirurgias de laparotomia videolaparoscópica de endometriose, que deverão ser realizadas no Hospital Universitário de Aracaju (HUA).
O Ministério Público Federal (MPF) é autor da ação civil pública, com pedido de urgência, para que as cirurgias em pacientes com endometriose voltem a ocorrer no HU. A unidade era o único local que realizava o procedimento pelo SUS em Sergipe.
A unidade de saúde, que é gerenciada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), deverá convocar imediatamente as pacientes que estão aguardando na fila de cirurgia para atualização dos exames pré-operatórios. A convocação dependerá do critério clínico e da capacidade do HU.
Segundo o Governo do Estado, por meio de cofinanciamento elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram repassados R$ 231 mil para a aquisição de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), necessários ao tratamento cirúrgico das pacientes.
Com a liberação do recurso, as cirurgias poderão ser iniciadas para dar início ao atendimento das 77 usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) com a patologia em estágio profundo.
A Secretaria de Estado da Saúde também formalizou junto à ação civil pública do MPF a proposta da criação de uma nova linha de cuidado para pacientes com endometriose profunda no próximo ano.