Saúde
- Início •
- Blog
Sergipe tem 22 casos confirmados de febre oropouche, diz SES
Da redação
23/08/2024
Foto: Ascom SES
Chegou a 22 o número de casos confirmados de contaminação pelo vírus oropouche em Sergipe. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta sexta-feira, 23.
Após a circulação do vírus no estado ser verificada no mês de julho, cinco municípios concentram os casos confirmados pela pasta.
No município de Siriri, há 18 casos confirmados. Os demais municípios registram apenas um caso cada, são eles: Capela, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora de Lourdes e São Cristóvão.
Por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a SES tem monitorado a presença e o comportamento da febre oropouche no estado.
O vírus é transmitido principalmente pelo mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Os sintomas da doença se assemelham a outras arboviroses, como dengue, chikungunya e Zika, com registros de dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.
Os casos de infecção devem ser comunicados às autoridades de Saúde, já que a doença é de notificação obrigatória.
Prevenção
Segundo a SES, para prevenir a doença é necessário que a população se atente às medidas preventivas, como:
- Evitar picadas de vetores por meio do uso de roupas compridas, que cubram as pernas, os braços ou partes do corpo onde os insetos possam picar;
- Evitar se expor em áreas externas do domicílio, como quintais e varandas, próximo a plantas como bananeiras, pés de cacau, cupuaçu e gramíneas durante o período de maior atividade dos vetores, em geral, nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde, a partir das 16h;
- Realizar a limpeza de quintais que tenham acúmulo de folhas, cascas de frutas, ou matéria orgânica, sempre que possível;
- Usar mosquiteiros feitos de malha fina, como o filó ou o voil branco, e, como medida complementar, proteger com telas de malha fina as portas e janelas das residências.