Saúde
- Início •
- Blog
Síndromes gripais: saiba onde procurar atendimento em Aracaju
Da redação
03/07/2024
Em meio à sazonalidade e à procura por atendimento médico, um plano de contingência às síndromes gripais foi criado na rede municipal de saúde da capital.
Casos leves ou moderados de doenças respiratórias estão sendo direcionados a 16 Unidades de Saúde da Família (USFs) ou ao Centro de Atendimento e Triagem à Síndrome Gripal.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o objetivo é diminuir o fluxo de pessoas com sintomas leves nas emergências dos hospitais.
Confira os locais e horários:
Centro de Atendimento e Triagem à Síndrome Gripal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábado e domingo, das 7h às 13h.
USF Augusto Franco (Farolândia) – 7h às 18h30;
USF João Bezerra (Zona de Expansão) – 7h às 18h30;
USF Geraldo Magela (Orlando Dantas) – 7h às 18h30;
USF Humberto Mourão (São Conrado) – 7h às 18h30;
USF Celso Augusto Daniel (Santa Maria) – 7h às 15h30;
USF Ministro Costa Cavalcante (Jardim Esperança) – 7h às 18h30;
USF Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) – 7h às 18h30;
USF Manoel de Souza (Jabotiana) – 7h às 18h30;
USF Cândida Alves (Santo Antônio) – 7h às 18h30;
USF Dona Jovem (Industrial) – 7h às 18h30;
USF Francisco Fonseca (18 do Forte) – 7h às 18h30;
USF José Augusto Barreto (Japãozinho) – 7h às 15h30;
USF José Machado de Souza (Santos Dumont) – 7h às 18h30;
USF Anália Pina (Almirante Tamandaré) – 7h às 16h30;
USF Onésimo Pinto (Jardim Centenário) – 7h às 18h30;
USF José Calumby (Jardim Centenário) – 7h às 18h30.
Cuidados essenciais
Ainda segundo a SMS, cidadãos também devem buscar as USFs para receber a vacina contra a influenza, que fornece anticorpos ao organismo, protegendo o corpo contra a infecção da influenza e suas formas graves.
Outro cuidado é analisar os sintomas, mesmo que sejam leves. A atenção deve ser redobrada ao indicar coriza, dor de cabeça, febre baixa ou moderada, fadiga leve, tosse leve ou moderada, dores musculares ou corporais leves, dentre outros.
“Quando a criança ou o adulto não está fazendo esforço para respirar, apresenta febre baixa de forma descontinuada e que quando não está com febre come bem, mas que tem tosse, coriza, não atrapalhando a respiração, significa que ela pode ser levada para ser cuidada em uma Unidade de Saúde da Família. Do contrário, quando esses sintomas são mais fortes e impedem a continuidade de seguir a rotina normalmente, é necessário levar em uma urgência”, detalha o médico-coordenador do Hospital Municipal Desembargador Fernando Franco, Willian Barcelos.