Saúde
- Início •
- Blog
Queimaduras durante o período junino: veja principais cuidados e onde procurar atendimento
Da Redação
18/06/2024
Ao longo do período junino, com fogueiras, fogos de artifício e outros tipos de fogos, o número de casos de queimaduras aumenta consideravelmente. De acordo com a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), somente nesta terça-feira, 18, a taxa de ocupação de pacientes com queimaduras está em cerca de 80% na unidade.
Somente nos 15 primeiros dias de junho foram admitidos 17 pacientes no pronto-socorro, com algum tipo de queimadura, como, por exemplo, por fogos de artifício, substâncias químicas e líquidos ferventes, uma redução de 50% nos atendimentos em comparação ao mesmo período do ano passado. Desses, seis estão assistidos pela UTQ, vítimas de fogos de artifícios e/ou queimaduras provocadas por chamas de fogueiras em contato com líquido inflamável.
“Esta é uma época que requer muitos cuidados e traz um número bastante significativo este ano. Por isso, é importante alertar a população quanto aos cuidados e o quanto à prevenção desse tipo de acidente”, destaca a enfermeira e gerente da UTQ, Wandressa Nascimento.
Na unidade hospitalar, a assistência voltada a pacientes com queimaduras já foi ampliada com quatro novos leitos de enfermaria e perspectiva de nova ampliação, caso haja aumento da demanda durante os festejos juninos.
Principais Cuidados
Para o período de festejos juninos, a gerente da UTQ do Huse, Wandressa Nascimento, orienta alguns cuidados específicos. “É importante a conscientização de usar uma proteção para o manuseio dos fogos, como botas e luvas, não soltar fogos após ingestão de bebida alcoólica, não pular fogueira e não deixar criança próximo a fogueiras”, salienta.
Além disso, ela também orienta que é importante supervisionar as crianças e obedecer a faixa etária indicada para cada tipo de fogos.
Entre as principais orientações para vítimas de queimadura está o resfriamento da área com água corrente em temperatura ambiente por aproximadamente 15 a 20 minutos. “Quanto mais tempo com a superfície quente em contato com a pele, mais profunda será a queimadura. Após esse processo, é importante cobrir com um pano seco para não causar hipotermia e buscar uma unidade de saúde para a avaliação”, conclui.