Saúde

  • Início •
  • Blog

SES oferece pós-graduação lato sensu para qualificação de profissionais do SUS

Da redação

15/05/2024


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública do Estado (ESP/SE), tem investido na formação e qualificação de profissionais da área da saúde.

Atualmente, cerca de 200 alunos estão matriculados nos quatro cursos de pós-graduação lato sensu, voltados à aprimoração dos conhecimentos e práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).

As especializações oferecidas abrangem diversas áreas essenciais para o funcionamento eficiente do SUS, entre elas especialização em saúde pública, gestão da educação em saúde, gestão hospitalar e vigilância e emergência em saúde pública. Esses cursos são fundamentais para capacitar os profissionais que atuam na gestão em saúde, tanto em ambientes hospitalares quanto em outras modalidades, visando aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população e fortalecer o sistema de saúde como um todo. As especializações possibilitam que os profissionais liderem equipes, identifiquem oportunidades de melhoria e promovam a qualidade dos serviços de saúde pública.

Mais conhecimento
Os estudantes das turmas das especializações não escondem o entusiasmo em relação à chance de ingressar em uma pós-graduação oferecida pela ESP, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Eles também reconhecem a importância dessa pós-graduação para a melhoria dos serviços de saúde em suas respectivas áreas de atuação. Entre elas, a biomédica e aluna da especialização em Vigilância e Emergência em Saúde Pública, Maiza Dayane.

Ela destacou a importância da qualificação para os profissionais da saúde e usuários. “Realizar uma qualificação visa, justamente, fazer com que o atendimento na ponta para o usuário seja de qualidade. Para nós que atuamos na área de vigilância, o curso serve para monitorar como é que estão os agravos, como está a assistência e conseguir traçar um planejamento mais eficaz”, pontuou.

A enfermeira Camila Freire, que atua no município de São Cristóvão, também reconhece o valor do incentivo à educação continuada para os profissionais do SUS, que, consequentemente, refletirá na qualidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. “É muito gratificante ter esse incentivo de uma especialização gratuita que, além do conhecimento que é compartilhado, nós trocamos experiências, agregando conhecimento do que deu certo, do que a gente pode melhorar”, ressaltou.

Por meio dessas iniciativas de educação continuada, a SES, a Funesa e a ESP/SE reafirmam o compromisso com a qualificação dos profissionais de saúde em Sergipe. O objetivo é elevar constantemente o padrão de excelência nos serviços oferecidos à população, garantindo um atendimento cada vez mais eficiente e acolhedor no âmbito do SUS.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1