Entretenimento

  • Início •
  • Blog

Bibok Cultural e Tilápia-azul lançam catálogo do Salão Serigy de Arte Contemporânea

Da redação

16/04/2024


A galeria Bibok Cultural e a plataforma Tilápia-azul lançam o catálogo digital do II Salão Serigy de Arte Contemporânea: Porvir no dia 20 de abril, na Casa Cosmos, como parte do evento Criação de Tilápias.

O catálogo ficará disponível de forma gratuita a partir da data de lançamento, e reúne obras de vinte artistas que, em 2023, foram selecionados pela curadoria do salão com base na ideia de “porvir”, isto é, de futuro.

Os trabalhos envolvem linguagens como desenho, fotografia, instalação, pintura e vídeo-performance, por exemplo, e estiveram expostos entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. 

O Salão Serigy de Arte Contemporânea faz parte da programação paralela do Fasc (Festival de Artes de São Cristóvão) desde 2022 — data de retorno do evento nos últimos meses da pandemia de Covid-19. Com curadoria de Jhon Eldon, Juliana Vila Nova e Shirley Melo, a exposição coletiva se apropriou do nome do Cacique Serigy, uma figura mitológica e onipresente na vida dos sergipanos. No segundo ano, os curadores construíram o eixo crítico-conceitual a partir do símbolo heráldico da bandeira de Sergipe, no qual existe uma representação daquela figura.

“Só para constar, atribuímos ao grande cacique insubmisso o nome do evento que produzimos — e que pretendemos inscrever como tradição, seja como desvio, anti-institucionalidade, oportunismo, contra-história, empreendedorismo, negócios e mercado, seja como uma preocupação nossa em acompanhar o desenvolvimento de uma cena que está despontando, internacionalmente, inclusive”, escreve o curador independente Jhon Eldon em ensaio que está presente no catálogo digital.

Editado pela plataforma de arte contemporânea Tilápia-azul, o catálogo conta não só com o ensaio do curador, mas também com textos de Luís Matheus Brito, editora da plataforma, e de Shirley Melo. No dia do lançamento, as equipes da Bibok Cultural e da Tilápia-azul realizam um debate sobre a relação entre arquivo e insurgência. Segundo elas, os temas são cruciais para pensar na conservação de obras artísticas em contextos físicos ou digitais. Uma dessas medidas é, por sinal, o catálogo do Salão Serigy.

Artistas do II Salão Serigy de Arte Contemporânea: Alienvelv, Ana Marinho, Bruxxa, Davi, Elaine Bomfim, Elvis Vaz, Mamífera, Joel Dantas, Leo De Njila, Letícia Galvão, Lila Arévalo, Luan Dias, Marisérgia, Nagrade, Rafael Carvalho, Sara Cardoso, Sônia Mellone, Suellen Vilas-Boas, Suzana Su, Wendel Salvador.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1