Entretenimento

  • Início •
  • Blog

‘Menu das chefs’: evento beneficente em Aracaju busca dar visibilidade às mulheres e à culinária brasileira

Da redação

22/03/2024


Uma noite marcada pela celebração da comida, da cultura, da felicidade e das mulheres. Essa é a proposta do evento beneficente intitulado ‘Menu das Chefs’, que acontece neste sábado, 23, das 19h às 22h, no Veleiros Restaurante, no Del Mar Hotel, em Aracaju. 

Além de dar visibilidade às mulheres que trabalham com comida brasileira, o evento gastronômico terá a renda revertida em prol da ONG Rede Solidária de Mulheres de Sergipe (Associação das Catadoras de Mangaba).

A chef Bianca Barbosa, carioca, especialista em comida brasileira e participante do Iron Chef Brasil da Netflix, foi convidada a participar do evento. Em entrevista ao Portal Fan F1, ela deu detalhes sobre a celebração, aberta para toda a sociedade sergipana.

“Esse é um evento de cinco chef do Nordeste, mas que hoje residem aqui em Sergipe, e é pra dar visibilidade pras mulheres no mês da mulher”, explicou ela, ao que acrescentou: “É um jantar beneficente, toda a renda será revertida para um projeto social aqui de Sergipe, aqui de Aracaju”. 

O evento conta com a participação das chefs Gui Amorim (Singela Cozinha), Camila Faro (Manda Brasa Minah), Thaina Alves (Acayu), Dan Duarte (Dona Divina) e Andreza Machado (Veleiros e Del Mar Hotel). 

“Elas vão mostrar o que tem de melhor na comida sergipana, suas técnicas, suas culturas, suas vivências, vai ser no Hotel Del Mar. E eu tô super grata, né, de poder participar e poder conhecer a cultura e também a gastronomia sergipana”, afirmou Bianca. 

Questionada sobre a importância do evento e a participação feminina no cenário da gastronomia nacional e mundial, a chef destacou a vigente predominância masculina em cargos de chefia. 

“A gastronomia doméstica é muito dada às mulheres, ela é dominada pelas mulheres, mas a profissional, com dados oficiais, são 2,4% das cozinhas profissionais chefiadas por mulheres. Então cargos de chefia, chefs de cozinha não são dados a mulheres, são dados a homens”, explicou. 

Ela ponderou, no entanto, uma situação positiva que verificou em Sergipe. 

“O que foi muito curioso aqui chegando no Sergipe é que eu almocei e jantei todos os dias em restaurantes que são chefiados por mulheres. Então eu falei: ‘Gente, Sergipe  está à frente do Rio de Janeiro, tá à frente dos grandes centros urbanos’. As mulheres aqui são porretas mesmo, são arretadas, e conseguiram criar esses espaços, mas eu acho que sempre tem espaço para evoluir, para crescer, ainda mais no mercado”, disse a chef. 

No tocante à expectativa para o evento, Bianca Barbosa destacou a competência das profissionais que darão vigor ao evento. 

“A comida feminina é carregada de comfort food, mesmo sendo essa comida mais sofisticada. Você pode esperar também muita competência, as meninas são bastante competentes, têm bastante repertório. Elas sabem exatamente o que elas querem entregar”, finalizou.

Interessados podem fazer a reserva para o evento através do telefone (79) 99861-6451.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1