Esportes
- Início •
- Blog
Direto do Canadá, família sergipana defende seleção brasileira na prática do “curling” e inspira novos atletas
Da redação
15/01/2024
Na manhã desta segunda-feira, 15, o Jornal da Fan, da rádio Fan FM, entrevistou o atleta Guilherme Melo, que defende a Seleção Brasileira e irá competir as Olimpíadas de Inverno da Juventude em uma modalidade esportiva que ainda não é tão conhecida no Brasil, mas que é amplamente praticada mundo afora: o curling. Direto de Vancouver no Canadá, o garoto e seus pais, Vinícius Melo e Marcelia Melo, que também é atleta da Seleção Brasileira Feminina de Curling, falaram sobre o esporte, a trajetória e as preparações para a competição.
O curling é um esporte de inverno praticado no gelo que consiste em deslizar pedras de granito sobre uma pista de gelo em direção a um alvo, enquanto os jogadores usam vassouras para orientar as pedras. O objetivo é posicionar as pedras o mais próximo possível do centro do alvo, conhecido como “casa”. Para o pouco entendedor, a modalidade aparenta ser simples, mas para quem pratica e vive o esporte, sabe que ali, a exigência pela estratégia, concentração e precisão é alta.
O atleta Guilherme Melo é o filho mais novo do casal que, antes de se consolidarem e construírem uma vida no Canadá, ocuparam espaços de conhecimento geral em Sergipe. Vinicius Melo era concursado do Banese e foi presidente do Ipesaúde, trabalhando atualmente na área financeira do governo do Canadá. Já Marcelia, foi concursada da saúde do estado, trabalhando na maternidade Nossa Senhora de Lourdes e no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), tendo hoje uma empresa de intercâmbio que leva vários brasileiros para estudar no Canadá.
Foi em 2013 que a família decidiu sair do Brasil e morar no Canadá. Vinicius Melo explica que a decisão de deixar tudo para tentar uma nova vida em um país completamente diferente, se deu pela necessidade de focar mais na família e em uma mudança de carreira.
“Em 2013 decidimos vir para cá para nos dedicarmos mais à família, a uma mudança de carreira. Eu acho que a gente notou que estávamos muito envolvidos com a carreira profissional, com o crescimento profissional, mas faltava a gente olhar para dentro, olhar para dentro da família e ficarmos mais próximos. Essa mudança para o Canadá veio justamente para que pudéssemos nos dedicar mais à família e a nós mesmos como pessoas, e isso foi um engrandecimento para a gente muito grande”, disse.
Em 2015, empenhada em praticar algum esporte no novo país, Marcelia Melo acabou conhecendo o curling e fez disso não somente um passatempo, mas uma prática profissional, e em 2021, defendeu pela primeira vez a seleção brasileira nas classificatórias para o mundial feminino, disputado na Finlândia. Marcelia esteve também no pan-americano e voltou medalhista após ficar em terceiro lugar no panamericano de curling, conquistando uma medalha histórica para o Brasil. Dela, a inspiração para que o garoto Guilherme também entrasse no esporte, chegando a lugares antes inimagináveis em uma promissora carreira como atleta.
Guilherme Melo vai defender a seleção brasileira na modalidade curling nas Olimpíadas de Inverno da Juventude, que acontecerá em Gangwon, na Coreia do Sul. Os jogos começam no dia 19 de janeiro e terminam em 1º de fevereiro.
A transmissão poderá ser acompanhada pelo site www.olympics.com e pelo aplicativo oficial do olympics, disponível nos dispositivos móveis.