Esportes
- Início •
- Blog
O Santos e o rebaixamento no ano do Brasileirão Rei
Por Airton Lima
08/12/2023
O Campeonato Brasileiro de Futebol chegou ao fim com o Palmeiras campeão pela 12ª vez na história, mas a história mais emblemática dessa edição é o primeiro rebaixamento da gloriosa história do Santos Futebol Clube.
O alvinegro praiano que revelou ao mundo o maior de todos: Pelé, sua majestade, o Rei. Pelé, sinônimo de futebol, sinônimo de Brasil, a marca mais conhecida do planeta, deixou a vida e entrou para a história em dezembro do ano passado.
Como uma forma de homenagear o “Atleta do século”, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) batizou a edição 2023 do seu principal torneio como “Brasileirão Rei” e quis o destino que justamente nesse ano fosse escrito o capítulo mais triste da história do “Peixe”, como é chamado o Santos.
E ainda de forma melancólica, o rebaixamento veio em casa, em plena Vila Belmiro, diante do seu torcedor, no palco principal do rei. A derrota para o Fortaleza por 2×1 sacramentou o vexame santista. O clube que, ao lado de Flamengo e São Paulo, eram os únicos a nunca terem sido rebaixados, amarga agora uma dura realidade e precisará passar por uma ampla reformulação para o ano que vem.
Bicampeão mundial, tricampeão da Libertadores, oito vezes campeão brasileiro, uma vez campeão da Copa do Brasil, terá agora que recomeçar, renascer.
Berço de lendas como Pelé e craques como Neymar, Robinho, Gabigol, sai da elite do futebol brasileiro e escreverá uma página inédita e estranha em sua gloriosa história.
Santos ainda de luto pelo Rei e agora, Santos de luto pelo Santos.