Saúde
- Início •
- Blog
Teste pré-clínico da vacina contra Zika começará em 2024, anuncia Butantan
Da Redação
07/12/2023
A vacina contra o vírus Zika, que pode causar microcefalia em bebês quando a infecção ocorre durante a gestação, está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan. A expectativa é que os testes em animais tenham início no segundo semestre de 2024.
O imunizante é composto pelo vírus inativado, plataforma classificada pelo instituto como ideal e mais segura para aplicação em gestantes. Segundo o Butantan, os pesquisadores estudam a vacina desde 2015, quando o Brasil enfrentou uma epidemia do vírus.
Para o instituto, apesar de ainda estar em fase inicial, a expectativa em relação à nova candidata a vacina é positiva. Segundo os pesquisadores, ela utiliza técnicas clássicas de produção, além de um adjuvante tradicional, o hidróxido de alumínio (composto responsável por potencializar a resposta e ajudar a mantê-la a longo prazo). São métodos conhecidos e considerados seguros pela comunidade científica.
Hoje, existem dois imunizantes contra o Zika de farmacêuticas estrangeiras sendo estudados em pacientes, que se encontram nas fases 1 (de análise de segurança) e 2 (de análise de imunogenicidade, ou seja, capacidade de induzir anticorpos) de ensaio clínico.
Fonte: Agência Brasil
Imagem: ONU/ Aiea