Saúde
- Início •
- Blog
Sindmed pede abertura de concursos para a maternidade N. Sra. De Lourdes: “As escalas médicas estão desfalcadas”
Da Redação
17/11/2023
Em entrevista para o programa Sergipe Verdade da rádio SIM FM, nesta sexta-feira, 17, o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindmed), Dr Argemiro Souza comentou sobre os altos índices de mortalidade infantil e o desfalque médico das equipes que atendem na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
“Como a maternidade Nossa Senhora de Lourdes é de alta complexidade é para lá que vão os casos mais graves, ou seja, a mortalidade lá é sempre maior do que qualquer outra porque é de alto risco. E a situação de lá, a população precisa saber, já não é de agora, desde o ano passado que as escalas médicas estão desfalcadas. Na hora que fica faltando o profissional médico, quando a escala está sobrecarregada um colega acaba sobrecarregando o outro. Como é um ambiente de alta complexidade, alto risco, as mortes, os óbitos, são aceitáveis por conta da gravidade que a paciente apresenta, mas já sabendo disso, você tem que dar melhores condições para evitarmos o maior número possível de mortes dos bebês em Sergipe”, afirmou.
Ele afirma que um dos motivos desse desfalque da equipe médica foi a abertura da Maternidade Municipal Maria de Lourdes Santana Nogueira, que é de baixa complexidade.
“A falta de profissionais médicos foi agravada com a abertura da Maternidade Nogueira, porque muitos profissionais foram de Lourdes para Nogueira. Muitos profissionais fizeram a opção de ir para lá, notadamente os que saíram são aqueles que não são concursados e a gente aproveita o momento para pedir ao governador o concurso na área da saúde”, disse.
O vice-presidente do Sindmed também ressalta a importância dos concursos públicos para fixar os médicos na unidade.
“O trabalho pesado quem está segurando ainda lá são os profissionais concursados, ainda tem alguns contratados, mas os concursados em nenhum momento saíram para ir para essa outra maternidade. Então a importância do concurso médico é fundamental para fixar o profissional e o governador e sua equipe precisam entender que esse problema de Lourdes é grave”, comentou.
Durante a entrevista, também foi aberto espaço para o assessor de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, Edicarlos Queiroz, falar sobre a maternidade e responder ao vice-presidente do sindicato.
“Somente pacientes gestantes de alto risco ficam na maternidade, pacientes com baixo risco são atendidas e são encaminhadas para outra maternidade em Aracaju ou outra maternidade de baixo risco da região dessa paciente. Existem até veículos para fazer essa triagem dessas pacientes. Então vamos deixar claro que durante o período de intervenção da Secretaria do Estado da Saúde nós reduzimos, com essa ação, a superlotação na maternidade Nossa Senhora de Lourdes. De fato o que ocorreu foi um fato fatídico no final de semana, não é uma prática corriqueira que vem acontecendo na maternidade, mas nós estamos cientes que as escalas não estão 100% e não é porque o estado não tem vontade de contratar, muito pelo contrário”, afirmou.