Esportes

  • Início •
  • Blog

Projeto do governo e CBF fará o cruzamento de dados de torcedores para assegurar segurança nos estádios

Da Redação

20/09/2023


O Projeto Estádio Seguro, criado por cooperação dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Esporte e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quarta-feira, 20,  prevê a implementação de políticas de segurança e controle do público nas arenas e estádios. Isso irá acontecer por meio de monitoramento e cruzamento de dados dos torcedores que frequentam esses locais.

As medidas do projeto envolvem a prevenção e repressão das infrações penais e medidas restritivas na entrada e entorno dos estádios. Serão aplicados mecanismos de inteligência e tecnologia capazes de identificar torcedores com medidas judiciais de afastamento dos estádios, pessoas desaparecidas e indivíduos com mandados de prisão em aberto. 

As federações estaduais e distrital e os clubes de futebol foram convidados a participar do projeto, mas a adesão não é obrigatória.

Para a CBF o projeto será um importante aliado no combate a violência e aos atos de racismo. Além disso, o projeto  pretende coibir ainda a prática de cambismo, com a venda individualizada de ingressos vinculados ao CPF do torcedor, mesmo aqueles entregues gratuitamente pelos clubes e torcidas organizadas.

A meta é que o Estádio Seguro entre em operação ainda este ano, em jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro. As medidas devem afetar desde a venda dos ingressos até a entrada nos estádios. 

Um projeto-piloto já está em testes no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, desde o final do ano passado. A tecnologia de catracas inteligentes identifica torcedores com mandados em aberto ou com alguma restrição judicial. Um dispositivo é acionado no momento da leitura do ingresso e, caso o sistema identifique um torcedor com restrições, a catraca eletrônica é imediatamente bloqueada. 

Fonte: Agência Brasil
Imagem: Esporte News Mundo

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1