Táxis e transportes escolares estão autorizados a utilizar o corredor exclusivo da Hermes Fontes

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Na manhã desta segunda-feira, 11, uma coletiva de imprensa foi convocada pela Prefeitura de Aracaju para apresentar o balanço dos primeiros 30 dias de implantação dos corredores exclusivos do transporte coletivo na Capital.

De acordo com Renato Teles, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a avaliação é positiva. Questionado sobre problemas no Corredor Hermes Fontes, ele aponta números que contrapõem a informação.

“Os números que nós temos vão na contramão dessa informação. Vale lembrar que hoje temos duas faixas exclusivas para carros na Hermes Fontes, que nós não tínhamos antes, então melhorou também nesse quesito. Vale lembrar também que até 30 dias atrás, só Aracaju e Florianópolis não tinham faixas exclusivas e corredor de transporte. Corredor de transporte também é qualidade no transporte público, é o pavimento, é a sinalização, é a questão da qualidade dos ônibus, mas faixa exclusiva também é levar qualidade para o transporte público, é equidade, é a Justiça Social”. afirma o superintendente.

Outro ponto colocado pela SMTT diz respeito à utilização do Corredor Hermes Fontes, antes exclusivo apenas para ônibus, e que passa a comportar também táxis e transportes escolares a partir desta segunda-feira.

Ainda de acordo com o superintendente, a multa para o motorista que não respeitar o corredor exclusivo não poderá ser aplicada até o dia 30 de setembro. “Como também tem adequações, ajustes e melhorias, vamos também estender o tempo de adaptação dos motoristas. A gente já percebe um grande respeito na Hermes Fontes e Rio de Janeiro, onde as linhas que circulam ali ganharam mais agilidade. Na média dos quatro corredores, o tempo de deslocamento diminuiu 26%, porém na Hermes Fontes e no Corredor Augusto Franco diminuíram ainda mais, a gente vê um respeito ainda maior nesses dois corredores”, aponta Renato.

Por fim, segundo o órgão, algumas medidas foram tomadas: análise e ajuste nos tempos semafóricos; análise e melhoria da sinalização viária; adequação no enfoque da campanha educativa a característica da parada/local; acréscimo de sinalização indicativa nas paradas do corredor Hermes Fontes para o acesso a faixa pedestre; reforço na orientação às empresas de ônibus para que embarque e desembarque ocorram apenas nas plataformas dos abrigos no corredor Hermes Fontes; adequação na operação de ônibus nas saídas dos terminais.

Mudanças no Corredor Augusto Franco: alteração do horário na faixa exclusiva no trecho entre as avenidas Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite; proibição de circulação de automóveis pela faixa exclusiva passa a ser de segunda a sexta, entre às 6h e 9h e 16h e 19h; padronização de horário com corredor Beira Mar e Centro-Jardins, sem prejuízo no horário de pico para usuários do transporte público.

Mudança no Corredor Hermes Fontes: permissão de circulação para táxi e transporte escolar; táxi e transporte escolar proibidos de realizar embarque e desembarque no corredor.

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