Em entrevista exclusiva ao Jornal da Fan, da Rádio FM, nesta quarta-feira, 30, o novo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Sergipe, Halpher Luiggi, que está a frente da pasta desde o dia 12 de junho, assegurou que o trecho norte da BR-101 será entregue no próximo ano. Além disso, informou sobre novas obras que serão realizadas nas entradas de Aracaju e Itabaiana.
O trecho da BR-101 que estará duplicado em 2024, segundo Halpher, é desde o município de Estância a Propriá.
“Até meados do ano que vem, o Dnit entregará o trecho norte da BR-101, da divisa em Propriá até a entrada de Aracaju, totalmente duplicado. Na realidade, até Estância estará duplicada. As obras estão dentro do cronograma do Dnit, foram contratadas e o recurso já foi disponibilizado”, afirmou.
O superintendente disse que os seis quilômetros da BR-101 no trecho do município de Maruim, que já estão prontos, serão entregues em breve.
Em relação a obra de duplicação de Estância à Cristinápolis, o superintendente explicou que o projeto está em fase de conclusão para avançar com o licenciamento ambiental.
“Há uma expectativa muito grande por parte da equipe do Dnit de Sergipe e também por parte da equipe do Dnit de Brasília que, em meados do ano que vem, a gente esteja com os serviços sendo iniciados no trecho sul da BR-101”, completou, destacando que serão feitos contornos nas cidades de Estância, Umbaúba e Cristinápolis.
Novos projetos
O superintendente esclareceu que o retorno na Avenida Osvaldo Aranha, em frente aos atacados, somente vai funcionar após apresentação de projeto por parte da Prefeitura de Aracaju ao Dnit.
“Há uma burocracia que precisa ser seguida, e a gente está aguardando a prefeitura se manifestar. Caso a prefeitura não se manifeste no prazo devido, que vence agora em outubro, o Dnit vai tomar as providências”, detalhou Halpher.
No tocante às grades de proteção na entrada de Aracaju, Halpher garantiu que serão substituídas.
“Estamos terminando um projeto para a gente remodelar essa travessia toda, inclusive, concluindo alguns pedaços de ruas laterais que não estão feitos e a substituição dessas grades estão previstas”.
Sobre o entrocamento Itabaiana a Campo do Brito, “a ideia é que a gente melhore a sinalização vertical no curto prazo, ou seja, coloque mais placas, pinturas, faixas refletivas na pista. Eu não consigo fazer isso neste ano por questões contratuais, mas no início do ano que vem a gente instala uma fiscalização eletrônica de velocidade para que o pedestre possa atravessar adequadamente e, para quem for cruzar a pista, possa cruzar com mais segurança evitando colisões laterais”, finalizou.