Saúde
- Início •
- Blog
Uso de melatonina como suplemento alimentar para crianças é proibido pela Anvisa
Da Redação
24/08/2023
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, fabricado pela empresa Mr Oemed Indústria Farmaceutica Ltda. O órgão regulador determinou ainda o recolhimento do produto do mercado.
Segundo a Anvisa, a melatonina – hormônio produzido pelo organismo – não é autorizada para uso em suplementos alimentares destinados a crianças e adolescentes e que não há segurança de uso comprovada perante a agência para essas faixas etárias. A substância também não possui autorização para gestantes e lactantes e só é aprovada em suplementos destinados para adultos acima de 19 anos, na concentração de 0,21 miligramas por dia.
Ainda foi verificado que a empresa Mr Oemed também fazia divulgação irregular do produto na internet. Propaga que o produto tinha ações terapêuticas relacionadas a sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista e câncer. A Anvisa alerta que não há aprovação de suplementos alimentares à base de melatonina para sono, humor e concentração, portanto qualquer propaganda ou rótulo com esse tipo de alegação está irregular.
Para consultar informações sobre substâncias aprovadas para suplementos alimentares é só acessar o painel Constituintes Autorizados para Uso em Suplementos Alimentares, disponível no site da Anvisa.
Fonte: Agência Brasil
Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil