Saúde
- Início •
- Blog
Primeiro caso da variante EG.5 no Brasil é confirmada pelo Ministério da Saúde
Da Redação
18/08/2023
Um caso da variante EG.5 do coronavírus foi notificado no estado de São Paulo, nesta sexta-feira, 18, pelo Ministério da Saúde. A paciente, uma mulher de 71 anos, apresentou os primeiros sintomas em 30 de julho e já está curada, de acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
Após ter febre, tosse, fadiga e dor de cabeça, ela decidiu fazer a coleta do exame de testes, em 8 de agosto, quase nove dias depois do início desses sintomas. Segundo o ministério, a paciente estava com o esquema vacinal completo.
A pasta recomenda a vacinação como principal medida de combate à covid-19, a atualização das doses de reforço da doença se torna cada vez mais importante. Além disso, também destaca que as pessoas do grupo de risco usem máscaras em situações de maior exposição.
Para evitar o agravamento da doença, está disponível em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente, o antiviral nirmatrelvir/ritonavir para ser utilizado no tratamento da infecção pelo vírus logo que os sintomas apareçam e se houver confirmação de teste positivo.
A nova variante EG.5 já foi confirmada em 51 países, e possui uma capacidade maior de transmissão e escape imune. Porém a Organização Mundial da Saúde (OMS), classifica a EG.5 apenas como variante de interesse e de baixo risco para a saúde pública em nível global, porque ela não trouxe mudanças no padrão de gravidade da doença (hospitalização e óbitos).
Fonte: Agência Brasil
Imagem: Rovena Rosa/ Agência Brasil