Esportes
- Início •
- Blog
Copa do Mundo de natação terá categoria para atletas transgênero
Da redação
16/08/2023
A World Aquatics, a Federação Internacional de Esportes Aquáticos, anunciou nesta quarta-feira, 16, que a Copa do Mundo de natação deste ano terá uma categoria “aberta”, uma iniciativa que permitirá a participação de atletas transgênero na competição.
O evento em Berlim, na Alemanha, ocorre entre os dias 6 e 8 de outubro. Segundo a entidade, a categoria terá provas de 50 e 100 metros em todos os estilos, com possibilidade de inclusão de novas disputas.
Para participar, os nadadores devem estar filiados a uma federação internacional, e assim, podem concorrer individualmente, ou representar o país ou clube que defendem.
Em março do ano passado, a norte-americana Lia Thomas ganhou a prova dos 500m livre na Associação Atlética Universitária Nacional, principal evento de esporte universitário dos Estados Unidos. Ela foi a primeira nadadora trans a vencer um título nacional da modalidade.
Posteriormente, a federação internacional anunciou uma restrição à participação de mulheres trans que tenham vivenciado a puberdade masculina – ou seja, que não tenham concluído a transição de gênero antes dos 12 anos.
Em março deste ano, a World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo, tomou uma decisão semelhante.
Foto: JoKleindl