Denúncias de abusos em cartões de crédito e débito lideram ranking do Procon/SE em 2022

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Em 2022, o Procon Sergipe registrou 5894 reclamações, de acordo com  boletim da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O órgão público compilou  os principais problemas apresentados, com o objetivo de orientar o consumidor na escolha de produtos e serviços.

No estado, as denúncias de abuso envolvendo cartão de crédito/débito/ de loja lideraram o ranking de reclamações no ano passado, representando 14,2% das reclamações. Em seguida, apareceram denúncias relacionadas a pacotes de serviços (combos) – 5,8%; aparelho celular; – 5,6%; vestuário e artigos de uso pessoal; – 3,3%; televisão –; 3,2% e telefonia móvel pós-paga – 3,2%.

De acordo com a diretora da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Sergipe), Raquel Martins, os dados mostram que as empresas que oferecem serviços são as mais problemáticas para o consumidor. 

“O Procon Sergipe recebe denúncias quase que diariamente de diversas empresas que oferecem produtos e serviços de forma abusiva e procuramos auxiliar o consumidor nas suas demandas. Os cartões de crédito/débito lideram com folga as reclamações e isso mostra que os consumidores estão atentos, principalmente, à cobrança de taxas abusivas”, detalha. 

ProConsumidor

Para registrar reclamações de consumo, a Senacon dispõe do ProConsumidor, o sistema nacional de atendimento ao consumidor disponível aos órgãos de defesa.

O  objetivo da plataforma é propiciar atendimentos mais céleres e encaminhamentos mais efetivos para a resolução de problemas.

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