Saúde
- Início •
- Blog
Cirurgião dentista detalha cuidados com a saúde bucal antes e depois da remoção do siso
Da redação
17/07/2023
O Jornal da Fan desta segunda-feira, 17, trouxe à tona a discussão sobre cuidados com a saúde bucal, e sobretudo, esclarecimentos sobre o procedimento de retirada dos dentes do siso. O tema foi abordado após a repercussão da morte de uma jovem de 18 anos, no interior de São Paulo, após complicações provocadas pelo procedimento.
Em entrevista, o cirurgião dentista Dr Esdras Guimarães falou sobre as particularidades desses dentes e os cuidados que podem ser tomados no pré e pós-operatório.
“A gente já segue alguns protocolos clínicos, tanto pré-operatórios quanto durante o procedimento, e inclusive, no pós-operatório, mas cada paciente deve ser observado de forma diferente. Para determinadas situações, a gente pode prescrever um antibiótico previamente à cirurgia, e para outros não necessariamente”, explicou.
De acordo com o especialista, o nascimento dos dentes do siso acontece, em sua maioria, a partir dos 17 e até os 25 anos de idade. A recomendação de retirada, no entanto, pode ser feita por motivos específicos, como quando há prejuízo à saúde bucal ou comprometimento dos outros dentes.
“Em alguns casos, essa erupção dele, esse nascimento, pode atrapalhar os outros dentes, pode interferir na posição dos outros dentes. Às vezes não é só uma questão de dor, ele começa a forçar e acaba deixando os outros dentes mal posicionados, e claro, isso precisa ser avaliado por um dentista. Muitas vezes, ele começa a nascer, é de difícil acesso, o paciente não consegue fazer a higiene, e com essa falta de higienização, acaba juntando um pouco de alimento, e muitas vezes, infeccionando a região, então por essa necessidade seria recomendada a remoção desse dente”, completou.
Segundo o especialista, a indicação é seguir as orientações médicas após a execução de qualquer procedimento, além de verificar a confiabilidade dos locais onde as intervenções estão sendo realizadas.
“Vai precisar de repouso, vai colocar um gelo, vai ter que seguir as orientações do profissional, vai ter que manter a medicação, e isso eu acho muito importante. Além de ter cuidado com o cirurgião dentista, que é a pessoa que você vai escolher, se realmente é uma pessoa bem recomendada, e isso eu não falo para os sisos, mas para uma extração, para uma cirurgia normal. Procure uma pessoa, um consultório que você tem uma recomendação. Não só esse tipo de infecção, mas diversas outras doenças podem estar relacionadas a um procedimento odontológico”, detalhou.
O dentista também alerta para a necessidade de monitoramento constante da região bucal
“Quanto mais cedo a gente tiver a possibilidade de prevenção ou remoção, melhor. Essa seria a minha recomendação, independente da cirurgia, do siso, de uma cirurgia simples ou uma cirurgia bucal, procure sempre estar sendo acompanhado pelo seu cirurgião dentista de confiança ou o seu consultório de confiança para que não tenha maiores preocupações”, completou o Dr Esdras Guimarães.