Saúde
- Início •
- Blog
Julho Amarelo: saiba como se prevenir contra hepatites virais e pontos de vacinação em Aracaju
Da redação
05/07/2023
O mês de Julho é referência para o reforço de ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Em Aracaju, 38 casos foram registrados neste ano até agora. Em 2022, 113 casos foram catalogados, sendo 42 em mulheres e 71 em homens.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de meio milhão de pessoas acometidas pelas hepatites B e C, responsáveis por cerca de 1,4 milhão de óbitos por ano.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
De 2017 a 2021, foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 439 casos confirmados de hepatites virais em Aracaju. A maior proporção foi observada no sexo masculino, sendo o vírus da hepatite C o mais encontrado em comparação com hepatites A e B.
Testes rápidos
Os testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C estão disponíveis para toda a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), localizado no bairro Siqueira Campos. O serviço está disponível para pacientes de todo o estado.
Também na capital, o Hospital Universitário dispõe do Centro de Hepatologia, serviço para atendimento, acompanhamento, diagnóstico e tratamento dos pacientes com hepatites virais crônicas, fornecendo os medicamentos necessários.
Prevenção
A população em geral pode fazer a testagem das hepatites B e C e se vacinar contra a hepatite B nas Unidades Básicas de Saúde, mas existem outros cuidados envolvidos, como:
-Usar preservativo em todas as relações sexuais;
-Evitar contato com sangue e outros fluidos contaminados;
-Exigir material esterilizado ou descartável nos consultórios médicos e odontológicos, e na realização de acupuntura;
-Exigir material esterilizado ou descartável nos locais de realização de tatuagens e colocação de piercing;
-Exigir material esterilizado ou descartável nas barbearias e nos salões de manicure/pedicure;
-Não compartilhar escovas de dente, lâminas de barbear ou de depilar, agulhas, seringas, cachimbos ou canudos.