O perfil dos assessores dos parlamentares sergipanos é um debate estabelecido não só no meio político, mas também na sociedade sergipana. O senador Alessandro Vieira (Rede) teve seu processo seletivo questionado pela imprensa nacional e local, após explicações, ele aprofundou a provocação e divulgou a lista dos assessores dos demais parlamentares.

Na “mesa” do debate, uma pergunta essencial: quais critérios os parlamentares usam para escolha dos seus assessores?

O assunto parece trazer para sociedade a importância da fiscalização, já que se trata de dinheiro público.  Os parlamentares têm a liberdade de escolher sua equipe, mas precisam se cercar de profissionais qualificados para desenvolverem um bom trabalho. Confira as escolhas dos deputados Valdevan Noventa (PSC) e Fábio Reis (MDB).

O Jornal da Fan conta com auxílio de fontes qualificadas e apresentará o perfil dos assessores de todos os parlamentares sergipanos.

Valdevan Noventa

No grupo de assessores do líder sindical paulista, existem pessoas que estariam vinculadas ou já teriam tido algum tipo de vínculo com o mundo do futebol, especificamente do futebol sergipano. Gilson Miguel dos Santos, tem vínculo com o Boca Júnior, da cidade de Estância, Fabrício Andrade Varjão tem vínculo com o Olímpico Esporte Clube, do município de Itabaianinha, e Joel Oliveira do Nascimento tem vínculo com o Lagartense.

Em sua equipe Noventa tem ainda Clezia Tauana dos Santos, que consta como beneficiária do Programa Bolsa Família. Dois assessores aparecem com perfil de liderança comunitária, Selmira Nunes dos Santos mais conhecida como Selmira Lanches e Renegean Pereira da Costa,mais conhecido como Rener do Crioulo.

O caso mais curioso da equipe de Valdevan é o da assessora Joseilza Barbosa Santiago, ela foi ouvida na Polícia Federal como sendo uma das doadoras “laranjas”. Joseilza faz parte das testemunhas do processo de investigação que corre na Justiça Eleitoral contra o deputado.  O Jornal da Fan fez matéria na residência dela e constatou a realidade de difícil condição social.

Fábio Reis 

Da sua equipe, o deputado lagartense tem seis assessores que são naturais de cidades do Distrito Federal e atuam em seu gabinete na Câmara Federal. Dois assessores são jovens de Sergipe, Gabriela Vieira Santos Oliveira, 21 anos, natural de Aracaju e Lícia Beatriz Neto Lima Santos, 19 anos, natural de Nossa Senhora da Glória.

Em sua equipe o medebista tem uma dentista, Eleonora Rocha Sobra, um costureiro, José Silva de Carvalho, uma operadora de caixa, Norma Suely Menezes Barbosa, a sócia proprietária da empresa Closet Luxo, Márcia de Souza Feitosa e outra que consta no cadastro único do Governo Federal, Taynara Dias Andrade.

Uma característica da equipe de Fábio é o fato de seus assessores estarem espalhados por diversos municípios sergipanos e possuírem, também, duas pessoas que já foram nomeadas em cargos na Casa Civil, órgão que sempre concentrou nomeações políticas, são os casos de Ediale Santana Pimentel e Juarez Lima dos Santos.

O Jornal da Fan tentou contato os parlamentares, mas sem sucesso. A matéria poderá ser atualizada caso os deputados queiram informar onde e de que forma atuam suas equipes .