A festa momesca altera o funcionamento de diversos serviços e do comércio na Grande Aracaju. Para você não perder a viagem, as compras, nem os programas fique atento ao que abre e fecha durante os dias de Carnaval.

Shoppings 

RioMar – Durante a folia de Momo, o RioMar Aracaju funcionará em horário especial. No fim de semana que antecede o Carnaval, o empreendimento irá operar normalmente: no sábado (2), das 9h às 22h e no domingo (3), das 12h às 22h. Na segunda e terça de Carnaval, dias 4 e 5, as praças de alimentação Rio e Mar, o restaurante Ferreiro Grill, Camarada Camarão e Madero, o parque indoor Game Station, Mundo Jurássico e Mini Cars irão abrir das 12h às 22h. As demais lojas estarão fechadas.  No período carnavalesco, o hipermercado GBarbosa irá operar nos seguintes horários: dia 4, das 8h às 21h; dia 5, das 8h às 18h e dia 6 das 8h às 22h. Já o Cinemark, nos dias 4 e 5, irá abrir sua primeira sessão às 12h. Na Quarta-feira de Cinzas, 6, o RioMar Shopping abrirá as portas com todas as lojas funcionando das 12 às 22h. O Cinemark irá funcionar a partir das 13h.

Jardins  –  No sábado, 2, e domingo, 3, o centro de compras localizado no bairro Jardins, em Aracaju (SE), funcionará em seu horário normal. No dia 2 de março, âncoras e megalojas abrem das 9h às 22h; demais lojas e quiosques, das 10h às 22h. No dia 3 de março, as praças de alimentação e operações de lazer abrem das 12h às 22h; âncoras, megalojas, demais lojas e quiosques, das 14h às 20h. Na segunda, 4, e terça-feira de carnaval, 5, as praças de alimentação, restaurantes, os parques Puppy Play, GameBox e as atrações de entretenimento Pingo Felix, Mini Cars e Kid+Ride abrem das 12h às 22h e a Fazendinha Tac Tacs, das 13h às 21h. No dia 4 de março, o funcionamento das demais lojas segue a programação de suas respectivas redes. Na segunda-feira, 4, o hipermercado GBarbosa funciona das 7h às 21h e, na terça-feira, 5, das 7h às 18h. Na Quarta-feira de Cinzas, 6, todas as lojas do Shopping Jardins estarão abertas das 12h às 22h e a Fazendinha Tac Tacs, das 13h às 21h. Durante o carnaval, o cinema abrirá de acordo com o horário da rede Cinemark.

Prêmio  – No sábado e domingo, o Shopping Prêmio funcionará normalmente. Na segunda-feira, lojas e quiosques estarão fechados. O G Barbosa abre das 7h30 às 20h. O Cinesercla funcionará conforme programação da rede. Na terça-feira, o G Barbosa funciona das 7h30 às 18h30 e as lojas e quiosques estarão fechados.O Cinesercla funcionará conforme programação da rede. Na quarta-feira de Cinzas, o G Barbosa funciona das 7h30 às 22h. As Lojas Americanas funcionam das 12h às 22h e a Praça de Alimentação funciona das 12h às 22h. As lojas e quiosques estarão fechados e o Cinesercla funcionará conforme programação da rede. As lojas de serviços funcionam conforme horários específicos.

Bancos

As instituições financeiras suspendem o expediente nas agências físicas entre 4 e 6 de março. Já na Quarta-feira de Cinzas (6), os bancos estarão abertos a partir das 12h. A população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas ou retirada de dinheiro. As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 4 ou 5  de fevereiro como data de vencimento poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira, segundo a Febraban.

Centro Comercial

As lojas do centro comercial de Aracaju funcionarão normalmente no sábado, de 8h às 13h, fecham nos dias de folia e voltam a funcionar somente na Quarta-Feira de Cinzas, às 12h. Contudo, apenas a terça-feira, é feriado de Carnaval, informou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Supermercados 

Mercantil Rodrigues – Funcionará normalmente na segunda (04) e quarta-feira de cinzas (06). Na terça de carnaval (05), o horário de atendimento será das 7h às 18h.

GBarbosa –
Segunda (04/03)

Hiper Sul, Hiper Jardins, Farolândia, Estância – 7h às 21h
Riomar – 8h às 21h
Hiper Norte – 7h às 22h
Francisco Porto – 6h30 às 21h
Luzia – 7h30 às 21h
São José, Atalaia, Itabaiana, Itabaianinha, Nossa Sra. das Dores, Boquim, São Cristóvão – 7h às 19h
Mercado – 7h às 18h30
João Alves – 7h às 19h30
Hiper Socorro, Barra dos Coqueiros – 7h30 às 20h
Augusto Franco – 7h30 às 19h30
Desembargador Maynard – 7h30 às 19h
Hiper Centro, Bugio, Santos Dumont, Eduardo Gomes, Ponto Novo, Santa Maria, Tobias Barreto, Hiper Lagarto, Santo Antônio – 7h às 20h

Terça (05/03)
Mercado, Desembargador Maynard e São José – fechadas
Hiper Sul, Hiper Jardins, Farolândia, Hiper Norte – 7h às 18h
Francisco Porto – 6h30 às 18h
Riomar – 8h às 18h
Hiper Socorro – 7h30 às 18h30
Luzia – 7h30 às 15h
Augusto Franco – 7h30 às 13h
Hiper Centro, Ponto Novo, Santa Maria, Itabaiana, Nossa Sra. das Dores, Boquim – 7h às 13h
Santos Dumont, Eduardo Gomes, Lagarto, Estância, Bugio, Itabaianinha, São Cristóvão – 7h às 14h
Hiper Lagarto – 7h às 16h
Barra dos Coqueiros – 7h30 às 15h
João Alves, Santo Antônio, Orlando Dantas – 7h às 15h

Na quarta-feira de cinzas (06), as lojas GBarbosa funcionarão no horário habitual.

Correios

As agências próprias dos Correios em Sergipe vão estar fechadas na segunda e terça-feira de Carnaval (dias 4 e 5). Na quarta-feira de Cinzas (dia 6), as unidades de atendimento da capital, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros vão abrir para o público das 13 às 17h. As agências franqueadas funcionam de meio-dia às 18h. As demais agências próprias dos Correios no interior do estado abrirão em horário normal, assim como todas as unidades operacionais, para garantir o encaminhamento e a entrega dos objetos inseridos no fluxo postal.

Hemose 

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), serviço que integra a Secretaria de Estado da Saúde (SE),  informa que durante o feriado prolongado de Carnaval, o serviço de coleta de sangue irá abrir na segunda-feira, 4, no horário das 7 às 11h, para atender os voluntários. Na terça-feira, 5, o serviço não funciona e na quarta-feira de Cinzas, 6,  a unidade reabre das 13 às 17h. A abertura da unidade visa a manutenção de todos os grupos sanguíneos,  O,A, B e Ab, positivo e negativo.  Já a dispensação de sangue e hemocomponentes para rede hospitalar funcionam em regime de plantão 24 horas.

Mercados Centrais:
Maria Virgínia Leite Franco
• Domingo – fica aberto até o meio-dia.
• Segunda, 4, e terça-feira, 5 – estará fechado para mutirão de limpeza
• Quarta-feira – reabre normalmente das 6h às 16h45.

Thales Ferraz e Antônio Franco
• Domingo – normal, das 6h ao meio-dia
• Segunda-feira – normal, das 6h às 18h
• Terça e quarta – fechados para limpeza geral e realização de reparo e manutenção preventiva na rede elétrica, reabrindo no horário normal na quinta-feira, dia 07.

 Feiras Livres
• Sábado, domingo e quarta-feira serão realizadas normalmente.
• Terça-feira, a feira que acontece ao lado do Batistão não ocorrerá, voltando a ser realizada no dia 12 de março.

Setoriais (Bairros)
Mercado Vereador Milton Santos – no conjunto Augusto Franco
• Domingo – normal, das 7h às 13h
• Segunda e Terça – fechado para serviço de limpeza
• Quarta – normal, das 7h às 17h

Mercado Municipal Miguel Arraes – no Bairro Bugio
• Domingo – normal, das 5h30 ao meio-dia
• Segunda e terça – Fechado para serviço de limpeza
• Quarta – normal, das 6h às 17h

Mercado Municipal Roberto Silveira – no Bairro América
• Domingo – normal, 5h às 14h
• Segunda e terça-feira – Fechado para serviço de limpeza
• Quarta – normal, 6h às 17h

Mercado Municipal Carlos Firpo – no Bairro Siqueira Campos
• Domingo – normal, 6h às 12h
• Segunda e Terça – Fechado para serviço de limpeza
• Quarta – normal, 6h às 17h

Mercado Municipal Viana de Assis – no Bairro Santos Dumont
• Domingo e Segunda-feira – normal, das 6h ao meio-dia
• Terça – fechado para serviço de limpeza
• Quarta – normal, das 6h às 18hAs festas de carnaval, que neste ano acontecem de 01 a 06 de março, alteram o funcionamento de órgãos, serviços e também do comércio na região metropolitana de Aracaju. O Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju, por exemplo, decretaram ponto facultativo entre os dias 04 e 06, suspendendo o expediente em repartições e empresas públicas, exceto naquelas que prestam serviços de emergência. Vai ficar na capital sergipana durante a folia? Saiba o horário de funcionamento desses estabelecimentos e programe-se.

Centro de Artesanatos Chica Chaves – localizado na Orla do Bairro Industrial
• Domingo, Segunda e Terça estará fechado, reabrindo na quarta-feira.

Parque da Sementeira
• O parque Augusto Franco (Sementeira) abrirá em horário normal, das 5h às 21h45, durante o final de semana e nos dias alusivos ao Carnaval.

Museus

O Museu Histórico de Sergipe, o Museu Sacro de Laranjeiras, o Museu Afro de Laranjeiras e a Casa de Cultura João Ribeiro ficarão abertos para visitação de quarta a sábado, das 10h às 16h, e as terças, domingos e feriados, das 09h às 13h. O setor administrativo permanecerá aberto de segunda a sexta, das 7h às 13h.