Aracaju é a segunda capital do Nordeste e a oitava do país a atingir a meta de 95% de imunização de crianças na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A campanha será encerrada nesta sexta-feira, 14, e a capital já imunizou 98,52%, ficando atrás somente da capital pernambucana, Recife, que vacinou 108,13% do público-alvo (crianças de um ano a menores de cinco). A meta de vacinação também foi cumprida no estado de Sergipe.

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, a capital nordestina que estava em terceiro lugar era João Pessoa (PB), com 89,83%, seguida por Fortaleza (PE), 89,6%; Maceió (AL), 84,68%; São Luís (MA), 83,97%; Teresina (PI), 78,48; Salvador (BA) 78,33; e Natal (RN), 75,15%.

Estratégias – Para conseguir atingir a meta, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju realizou ações em escolas infantis, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), e ampliou o horário de algumas unidades básicas de saúde, que durante este período funcionaram até às 20 horas.

Influenza – Na vacinação contra a influenza, realizada de 23 de abril a 15 de junho, também foram adotadas diversas estratégias de adesão à campanha, onde a meta de vacinação do público-alvo foi de 90%.