O São João da Gente Sergipana começa nesta quinta-feira, 14. Esse ano, com a parceria da Fundação Aperipê, a cantora Clemilda será homenageada através do lançamento do CD inédito ‘Clemilda Para Sempre’, composto por 14 músicas que a cantora compôs antes de falecer. O lançamento acontece nessa sexta-feira, às 18h. A programação é gratuita e o CD poderá ser adquirido durante o evento mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

O São João da Gente Sergipana tem a proposta de difundir a cultura sergipana marcada por manifestações artísticas e culturais tão expressivas nesse período de Festejos Juninos. É um tempo propício para transmitir a alegria dessa cultura peculiar e apreciar uma arte popular que inclui musicalidade envolvente e uma culinária toda especial.

Hoje, a programação terá início às 17h com a pré-estreia do curta ‘Juninas’ e debate com os realizadores Euler Lopes e Thais Ramos. Em seguida o grupo Mamulengo de Cheiroso apresentará o espetáculo ‘Talco do Salão, pro forró ficar cheiroso’, uma homenagem à Clemilda. Já no dia 15, sexta, às 17h, a Feirinha da Gente estará à espera do público com delícias juninas e produtos artesanais. No mesmo horário haverá apresentação da quadrilha junina ‘Pioneiros da roça’. O momento mais esperado da programação é o lançamento do CD ‘Clemilda para sempre’, e apresentação musical da Rural do Forró com Bob Lelis e os convidados Lucas Campelo e Robertinho dos 8 baixos, filho de Clemilda.

As ações educativas acontecem durante o ano inteiro no museu e se tornam ainda mais expressivas em momentos de celebração da cultura popular. Para o São João da Gente Sergipana desse ano, a equipe educativa oferece ao público no dia 20, das 14h às 17h, a Oficina de Cordel, com Izabel Nascimento; e no dia 21, no mesmo horário, a Oficina de Xilogravura, com Nivaldo Oliveira. As atividades são destinadas ao público acima de 12 anos. A inscrição é gratuita até o dia 18 de junho pelo telefone (79) 3218-1551.