Um Grupo de empresários, a Sociedade Civil Organizada e a Capitania dos Portos de Sergipe, realizarão a primeira ação voluntária conjunta de Limpeza dos Mares, com a seguinte temática: “O mar é nosso, o lixo é seu”.

A iniciativa é também uma forma de comemorar o Dia Mundial de Limpeza de Praias, Mares, Rios e Lagos, que é muito mais que uma ação de limpeza em si, é um projeto que busca a conscientização de frequentadores desses locais, para que o descarte irregular o lixo seja evitado.

A Praia do Viral, localizada na região litorânea de Aracaju (SE), foi a escolhida para receber a ação, que acontece a partir das 8 horas deste domingo, 23. O evento contará com a participação dos grupos marítimo e terrestre, concentrados em dois pontos: na Orla Pôr do Sol e no Farol de São Cristóvão, respectivamente. Os participantes se deslocarão recolhendo o lixo da praia e das margens, até se encontrarem na ponta da Praia do Viral.

Um dos pontos principais da ação é a união de pessoas e empresas que acreditam na sustentabilidade ambiental. A Rede Fan de Comunicação também faz parte do projeto e se juntou a órgãos ambientais federais, estaduais e municipais, esportistas, o Grupo Escoteiro do Mar Baden-Powel, entre outros colaboradores, para reforçar a importância do tema às futuras gerações.

A atividade alerta para que a sustentabilidade seja uma ação de todos, em benefício de todos. A união do poder público, empresas e voluntários nesse objetivo, e a divulgação dos resultados, é a melhor forma de, no futuro, não precisarmos mais de ações desse tipo.

Depois que os resíduos forem coletados pelas mãos dos voluntários, tudo que for reciclável será doado a uma Cooperativa, contribuindo ainda mais com o meio ambiente e gerando oportunidade de trabalho e renda.